Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Bem-estar...
Saúde e Equilíbrio > Bem-estar
Bem-estar em todas as idades

Coluna 31

“Comer ou não comer carne? Eis a questão...”
A pergunta é polêmica e as respostas divergem bastante. Afinal, podemos ou não viver sem a proteína da carne?
Por: Dr. Márcio de Luna
Especialista em acupuntura há 29 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

foto colunas


ecentemente, um amigo me fez uma pergunta – sobre a qual, aliás, muitas pessoas têm a mesma dúvida: “Será que poderíamos viver sem comer carne? Só a carne tem proteínas?”.

Nós, seres humanos, não somos nem só carnívoros, nem só herbívoros. Somos onívoros, ou seja, comemos animais e vegetais.

Nosso lado carnívoro tem sofrido alterações ao longo do tempo. Hoje, nossos dentes caninos – cuja função é a dilaceração de ossos e carnes – se encontram em involução, o que acaba nos trazendo uma desvantagem para digerir bem tais alimentos sem um instrumento perfeito para tal.

Mas continuamos, sim, com a capacidade biológica de comer de tudo. Porém, nem tudo nos convém mais, seja por uma evolução dos nossos órgãos de digestão – quando dizemos que um alimento é indigesto – seja por conta dos riscos intrínsecos ou do potencial de contaminação de determinados alimentos (peixes baiacus, sapos com pele venenosa, etc.).

Podemos viver sem carne?

foto colunasA questão de podermos ou não viver sem a proteína da carne, já é, cientificamente, superada. Sim, podemos viver sem carne!

Mas de qual carne estamos falando? A vermelha? A branca das aves ou a carne dos peixes? Cada uma dessas carnes tem vantagens e desvantagens nutricionais e funcionais-terapêuticas.

Vejamos a carne vermelha: de fato ela é fonte rica de proteínas e de vitaminas do complexo B, mas também tem alto teor de gordura intrínseca, que, mesmo quando visualmente magra, ela a apresenta. O trânsito intestinal se torna lento quando se ingere a carne vermelha e isso favorece o aparecimento de alterações de membrana intestinal do tipo Disbiose, que causa reações sistêmicas inflamatórias, piorando-as para quem já as têm e dando surgimento a novas, para quem não as possui.

As carnes brancas são pobres em gorduras, mas são carentes de vitaminas do complexo B, tornando mais fácil sua digestão.

Peixes em geral são ricos em gorduras saudáveis. São de fácil digestão e chegam a ter propriedades anti-inflamatórias e antiagregantes de plaquetas, o que evita isquemias e acidentes tromboembólicos.

Ovos e leites também são ricos em proteínas e seu potencial tônico varia conforme suas origens.

Ponto de vista oriental

foto colunasPara a medicina chinesa, as carnes em geral são tonificantes e reconstituintes, bastante apropriadas para levantar a energia daqueles que se encontram combalidos, tendo, cada uma delas, suas ressalvas e restrições. Se abusarmos da carne vermelha, teremos problemas circulatórios e inflamatórios com repercussão orgânica abrangente.

Portanto, podemos viver, sim, sem as carnes, mas teremos que ter muito mais atenção quanto à compensação nutricional que essa ausência nos causará. Teremos que ingerir mais sementes, castanhas, grãos, além de monitorar constantemente nosso exame de sangue para não apresentarmos nenhuma deficiência mineral ou nutritiva que prejudique o funcionamento dos nossos órgãos.

Fotos/ilustrações: Hanna Barbera / divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Abril > Veja > Notícias > Ciência > Evolução
Hábito de comer carne pode ter ajudado expansão humana

Estudo mostra que a inclusão de carne na dieta humana provocou uma série de mudanças que ajudaram o homem a se espalhar pela Terra
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/habito-de-comer-carne-pode-ter...
Globo.com > gnt > Bem-estar
Carne vermelha: veja resposta para mitos e verdades

É possível viver bem sem comer carne vermelha? E o consumo diário, pode fazer mal à saúde? Veja resposta para os principais mitos e verdades do tema
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/carne-vermelha-veja-resposta...
UOL > Notícias > Saúde > Bem-estar: mitos e verdades
Pessoas que não comem carne são mais magras, têm menos diabetes e colesterol mais controlado

Estudos em várias partes do mundo têm mostrado que vegetarianos não têm a saúde frágil, como muita gente acredita. Pelo contrário, eles são mais magros e saudáveis
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/07/25/veg...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Alimentação
Como obter as proteínas que você necessita
A proteína é uma necessidade vital na dieta do homem e dos animais. Na realidade, do que se necessita não é a própria proteína, mas dos aminoácidos dos quais ela é formada
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Alimentação
Comer soja está na moda
A soja, cultivada originalmente na Ásia, é um produto milenar, e o Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo

Apoio Cultural

Tena - Produtos para incontinência
Tena
Produtos para incontinência

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design