Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Bem-estar...
Saúde e Equilíbrio > Bem-estar
Bem-estar em todas as idades

Coluna 30

Robô cuida de idosos que moram sozinhos
Através de um software de reconhecimento de fala, o robô Kompai responde gentilmente às perguntas e ainda pergunta ao usuário se ele tem certeza do que solicitou
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

O robô responde que horas são, vai até a cozinha checar a lista de compras do supermercado e até entra em contato com o geriatra responsável

Observação: O vídeo está em em inglês, sem legendas.
No entanto, as imagens são bastante intuitivas

amos voltar um pouco no tempo, para a época em que, quando crianças, assistíamos ao desenho animado dos Jetsons – exibido, inicialmente, no Brasil pela TV Excelsior de 1962 a 1963. Lembra-se da simpática robô “Rose”, que fazia todas as tarefas domésticas da casa sozinha, bastando solicitar tudo com um simples comando de voz?

Naquela época, achávamos que essa tecnologia talvez viesse a fazer parte do nosso dia a dia num futuro distante, e que, talvez, nós não chegássemos a ver isso acontecer... Parece que a ficção se tornou realidade a tempo de podermos usufruir dela.

“Bom dia, em que posso ajudar?”

foto colunasA Robosoft, empresa de tecnologia localizada em Lyon, na França, criou uma versão real da “Rose”, o Kompai, desenvolvido para cuidar de idosos que moram sozinhos.

Ele (ou ela, como preferir) ‘aprende’ a entender seus comandos de voz após um breve ‘treinamento’ de leitura de alguns textos disponibilizados na tela do robô.

Através de um software que simula muito bem inteligência artificial, o robô passa a interagir com o seu futuro proprietário como se fosse uma pessoa – sem aquela ‘fala mecânica’, típica do que esperamos de um robô. Todas as tarefas são realizadas com auxílio de um grande monitor que fica na frente do Kompai.

O idoso pode perguntar as horas, pedir para o robô ir à cozinha – ele memoriza os cômodos, as distâncias e o mobiliário da casa para se locomover –, pedir-lhe para checar a lista de compras do supermercado e até entrar em contato com o geriatra responsável.

O contato com o médico é feito quando o idoso fala “não me sinto bem” e o robô começa uma série de perguntas para que o médico possa saber o que sugerir. Após o envio da mensagem para o médico, por e-mail, o mesmo pode fazer uma chamada de vídeo com o idoso.

O mais interessante é que o robô Kompai responde gentilmente às perguntas e ainda pergunta para o usuário se ele tem certeza do que solicitou.

Bem, o Kompai ouve e entende, fala como se fosse uma pessoa, anda sozinho pela casa, entra em contato com os médicos cadastrados em sua memória, mas ainda não tem braços e mãos para poder realizar as tarefas domésticas mais árduas, como lavar a louça, por exemplo.

Mas, pelo jeito que anda a tecnologia, acho que não teremos que esperar muito tempo para vermos nossa “Rose” completa acontecer...


Fotos/ilustrações: divulgação
Vídeo: Robosoft / divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Globo.com > G1 > Tecnologia e Games (01/07/2011)
Cientistas criam técnica que ensina robô a aprender com seus erros

Meta é introduzir capacidades de percepção e raciocínio nas máquinas. Cientistas alemães querem que robôs possam 'prever consequências'
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/07/robos-alemaes-aprendem-a-ser-mais-humanos.html
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores (01/07/2010)
Você já imaginou ter um “robô cuidador”?
Universidade em Taiwan desenvolve robô para cuidar de idosos e fazer serviços domésticos. Após breve fase de treino, ele pode responder a gestos como o de um pedido por remédios

Apoio Cultural

Tena - Produtos para incontinência
Tena
Produtos para incontinência

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design