Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Bem-estar...
Saúde e Equilíbrio > Bem-estar
Bem-estar em todas as idades

Coluna 23

Fibromialgia, doença mais frequente entre as mulheres, acomete até 5% da população
Os sintomas podem variar desde os mais leves até casos em que as dores, fadiga e depressão sejam tão intensas que impeçam o desempenho de suas atividades cotidianas
Por: Lílian Pavanelo Ferracine
Membro da Sociedade Científica da Dor (SOCIDOR)
Medicina FAMEMA
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasSíndrome Fibromiálgica – mais conhecida como fibromialgia – é uma síndrome, isto é, um conjunto de sintomas de dor crônica de origem desconhecida.

Ela pode ocorrer tanto em crianças e adolescentes como em idosos. Entretanto, é uma doença mais frequente nas mulheres (80%), entre 30 e 60 anos de idade. A prevalência da fibromialgia atinge, em média, de 0,5% a 5% da população em geral.

Sintomas

Um dos sintomas que merece atenção são as dores pelo corpo. No início da fibromialgia, geralmente, elas são bem localizadas, como por exemplo: uma lombalgia-dor nas costas. Você pode achar que elas sejam decorrentes de um trauma ou contusão. Entretanto, a dor fibromiálgica progride lentamente com o decorrer do tempo.

É necessário ficar atento, também, quanto à presença de pontos dolorosos à palpação e ausência de inflamação – se o lugar onde está dolorido não está vermelho, quente ou inchado – nas articulações ou nos músculos.

Existem algumas doenças/condições relacionadas à fibromialgia. Redobre sua atenção à presença dos sintomas descritos acima se você tiver algum dos seguintes problemas:

- Fadiga: descrita já ao acordar pela manhã, com a sensação de se ter “trabalhado” a noite toda. Alguns pacientes relatam ter levado uma “surra” ou dormido em uma “cama de pedra”;

- Distúrbios no sono: sintoma muito comum, caracteriza-se por dificuldade, seja na indução ou na manutenção do sono, com múltiplos despertares noturnos;

- Problemas da tireóide;

- Síndrome do cólon irritável;

- Problemas psicológicos: ansiedade e depressão.

Os sintomas da fibromialgia podem variar desde os mais leves até casos em que as dores, fadiga e depressão sejam tão intensas que impeçam o desempenho de suas atividades profissionais e sociais.

Tratamento

O tratamento farmacológico é, sem dúvida, muito importante. Entretanto, tem sua eficácia reduzida caso não sejam realizadas, concomitantes a ele, terapêuticas não farmacológicas.

Tais terapêuticas incluem: exercícios aeróbicos de fortalecimento e alongamento muscular, acupuntura, yoga e outras técnicas de relaxamento, que são comprovadamente eficazes.

É preciso conscientizar-se de que, no início da prática esportiva, poderá ocorrer piora das dores, em função do baixo condicionamento físico inicial. Uma caminhada de 50 minutos, no mínimo quatro vezes por semana, tem sido útil para a maioria dos pacientes com fibromialgia. Não se esqueça, porém, de procurar seu cardiologista antes de fazer qualquer tipo de exercício físico para que ele possa avaliá-lo e indicar o melhor à sua saúde.

O acompanhamento psiquiátrico e, eventualmente, a psicoterapia, podem ser úteis nos casos em que a depressão, a ansiedade ou o pânico forem proeminentes.

É importante salientar que o bom entendimento dessa doença, só recentemente descrita na literatura médica, bem como o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, proporcionam uma eficiente recuperação do indivíduo para as suas atividades pessoais e profissionais.

Assim, caso você, após ler este artigo, julgar possuir tal síndrome, procure um médico, sobretudo um reumatologista, pois só esse profissional está apto para diagnosticá-la com precisão.

Fotos/ilustrações: divulgação

Mais sobre o assunto, na internet
UOL > Scientific American Brasil > Notícias > Pesquisa
Pesquisas demonstram que fibromialgia é mal físico

Há consenso de que nos cuidados não podem faltar medicamentos, atividade física aeróbica e boa alimentação
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/pesquisas_demonstram_que_fibromi...
Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar > Saúde (vídeo disponível)
Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome comum em que uma pessoa sofre de dores por todo o corpo por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibromialgia
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Acupuntura > Dores osteoarticulares
Inverno piora as dores osteoarticulares e estudos mostram que acupuntura melhora tais condições
A terapia chinesa atua nas articulações, nos ossos e nos músculos, trazendo relaxamento e aliviando dores nessa época de temperaturas baixas
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Fisioterapia > Dores no corpo
Dores nas “juntas”...
Entenda melhor a Artrose, doença que acomente 85% das pessoas acima dos 70 anos

Apoio Cultural

Tena - Produtos para incontinência
Tena
Produtos para incontinência

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design