Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio

 

Acupuntura
Infecção generalizada pode ter tratamento complementado com acupuntura
Estudo de imunologista americano aponta que a alta mortalidade diminui com a terapia chinesa
Por: Dr. Márcio de Luna
Especialista em acupuntura há 29 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasuando a acupuntura se tornou popular no Ocidente, muitas pessoas desacreditaram – e ainda não acreditam – sobre seus efeitos benéficos para a saúde humana e até de animais. Mas ao longo do tempo, através da observação detalhada, cientistas produziram evidências reais comprovando que os antigos chineses estavam no caminho certo.

Agora, uma nova pesquisa, publicada na revista Nature Medicine em fevereiro deste ano, revelou uma conexão direta entre o uso da acupuntura e os mecanismos orgânicos envolvidos que poderiam aliviar a sepse (infecção generalizada) – uma condição gravíssima que se desenvolve nas UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais – e que leva a uma resposta inflamatória disseminada e, muitas vezes, de difícil controle, levando muito frequentemente à morte.

“A sepse é a principal causa de morte nos hospitais”, comenta Luis Ulloa, imunologista da Faculdade de Medicina Rutgers, em Nova Jersey (EUA), líder do estudo. Segundo ele, “em muitos casos, os pacientes não morrem por causa da infecção. Eles morrem por causa da doença inflamatória que se desenvolve após a infecção. Por isso, o objetivo desse nosso estudo é procurar a melhor forma de controlar a doença inflamatória”.

A estimulação do nervo vago, através das picadas da acupuntura e da eletroestimulação dos acupontos, desencadeia uma reação em cascata no organismo que reduz a inflamação. Nesse estudo, os pesquisadores decidiram ver se a Eletroacupuntura, através desse e de outros nervos, poderia reduzir a inflamação e a lesão dos órgãos em ratos sépticos.

Ainda nessa pesquisa, uma sondagem ainda mais aprofundada mostrou que, quando os pesquisadores removeram as glândulas supra-renais, a electroacupuntura deixou de dar resultados, ou seja, sugerindo claramente que a acupuntura influencia o sistema endócrino e é por ele influenciada numa via bidirecional.

Efeitos benéficos da acupuntura continuam a surgir

Os pesquisadores ainda buscaram encontrar alterações específicas que ocorreram quando a eletroacupuntura foi realizada com o funcionamento das glândulas supra-renais. Estas alterações incluíram aumento dos níveis de dopamina, uma substância que tem funções importantes no sistema nervoso central e imune. Mas eles descobriram que a administração de dopamina ao organismo por si só não consegue conter a inflamação. Então, substituíram-na por uma droga chamada “fenoldopam”, que imita alguns dos efeitos mais positivos da dopamina, e, mesmo sem acupuntura, eles conseguiram reduzir as mortes relacionadas com sepse em 40%.

Por um lado, esta pesquisa mostra evidências neuroimunoendocrinológicas do alto valor terapêutico da acupuntura, e numa situação clínica que no Brasil mata o dobro do que nos países desenvolvidos. E, por extensão, essa pesquisa mostra potenciais benefícios, não apenas na Sepse, mas para o tratamento de outras doenças inflamatórias, como artrite reumatóide, espondiloartrite, artrose e doença de Crohn, só para citar algumas.

Por outro lado, a droga utilizada sem acupuntura ajudou a reduzir os casos de mortes em 40%, o que é significativamente importante para a medicina ocidental – que é majoritariamente medicamentosa – mas que, apesar dos antibióticos de ultima geração, lida com baixíssimos índices de sucesso em casos de Sepse.

Então, se unirmos os novos usos e achados para medicamentos já conhecidos da medicina ocidental com os benefícios igualmente já conhecidos da acupuntura e suas atuais utilizações, os resultados podem ser ainda mais animadores e salvar-se mais vidas no nosso país.

Fotos/ilustrações: divulgação
Serviço
Mais informações sobre a acupuntura podem ser encontradas no site do
Dr. Márcio de Luna

Site: www.luna.med.br
Consultório:
Rua Nossa Senhora de Copacabana, 794, sala 304. Rio de Janeiro - RJ
Fone: (21) 2257-3065
Mais sobre o assunto, na internet
UOL > Vya Estelar - Caminhos para o bem-estar integral > Medicina Complementar
Os novos avanços científicos da acupuntura

Descoberta revela que a acupuntura estimula uma capacidade das células nervosas chamada de neuroplasticidade, que permite que novas conexões se formem entre elas
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/acupuntura_ciencia.htm
Terra > Boa Saúde > Notícias
Acupuntura pode oferecer alívio a pacientes com Aids

"Paulo, soropositivo há dez anos, conseguiu se livrar das pneumonias frequentes que quase o levaram à morte..."
http://www.boasaude.com.br/noticias/1903/acupuntura-pode-oferecer-alivio...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Acupuntura
Cuidados na hora de escolher um profissional de acupuntura
Com a falta de uma legislação federal, proliferam os auto-proclamados “especialistas” de acupuntura, que se aventuram a exercê-la sem treinamento e formação adequados

Apoio Cultural

Fran´s Café
Fran´s Café
Mais de 150 lojas servindo café desde 1992

Outras Colunas

Coluna da Semana
Voltar para
coluna da semana
Mural de Receitas
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design