Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Nutren Senior Saúde 50+
Nutren Senior Saúde 50+
Saúde e Equilíbrio > Nutren Senior Saúde 50+ Artigos
Alimentos que ajudam nossa memória
Esquecimento frequente e dificuldade de concentração estão relacionados com ausência de determinados tipos de nutrientes na dieta diária, afirma estudo
Fale com o colunista Redação do Portal Terceira Idade
Por Eva Bettine, Gerontóloga pela USP (Universidade de São Paulo) e Presidente da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), e Thais Bento, Gerontóloga e Diretora Científica da ABG
Será que ele lembrou do meu aniversário?...

Se a cabeça vive “dando brancos”, é um sinal de que nos esquecemos de colocar alguns alimentos no prato. Afinal, um cérebro afiado depende de uma dieta saudável

Sempre ouvimos falar que uma alimentação adequada fornece a energia necessária para as atividades do dia a dia e nos ajuda a preservar a saúde. Por isso, hoje, vamos conversar sobre alguns alimentos que contêm os nutrientes responsáveis pela manutenção das células do nosso cérebro – fundamentais para uma boa memorização.

Um estudo da nutricionista Patrícia Davidson afirma que, quando uma pessoa frequentemente se esquece de algo ou apresenta dificuldades de concentração, excluindo-se as doenças que acometem o cérebro e suas funções, como a memória, é provável que estejam faltando determinados tipos de nutrientes em sua dieta, importantes para a saúde do cérebro e manutenção da boa memória.

Assim, se a cabeça vive “dando brancos”, é um sinal de que nos esquecemos de colocar alguns alimentos no prato. Afinal, um cérebro afiado depende de uma dieta saudável.

Confira, abaixo, três nutrientes importantes para o funcionamento do nosso cérebro:


Colina

A Colina serve como fonte de energia para o nosso cérebroNutriente essencial ao organismo, pois facilita a comunicação entre os neurônios – células presentes no cérebro e em regiões que constituem o sistema nervoso. A Colina colabora com a formação de membranas celulares e serve como fonte de energia para o nosso cérebro quando participa da construção de novas células cerebrais e na reparação daquelas que foram lesionadas.

Onde encontramos Colina?
Na gema de ovo, em grãos – arroz, centeio, gérmen de trigo, feijão e soja –, e também em peixes.


A Fisetina estimula a formação de conexões neuronais novas e mais fortesFisetina

Nutriente envolvido nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos. Estimula a formação de conexões neuronais novas e muito mais fortes, além de induzir a diferenciação ou amadurecimento das células do sistema nervoso que potencializam a formação de memória por longo prazo. Ou seja, potencializa a memória e outras funções cognitivas!

Onde encontramos Fisetina?
Principalmente nas frutas, como morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também no espinafre e na cebola.




Fosfatidilserina

A Fosfatidilserina garante que haja boa comunicação entre as células cerebraisApesar do nome complicado, é um importante nutriente! É um fosfolipídio – um tipo de gordura natural adicionada de fósforo – que está presente na membrana de todas as células cerebrais. E ela garante que haja boa comunicação entre as células, garantindo um bom funcionamento cerebral. Além disso, auxilia a reduzir os níveis de cortisol no organismo, diminuindo seu impacto negativo no cérebro.

Você sabia que o cortisol é considerado o hormônio do “stress”? O excesso de cortisol é prejudicial para o processo de consolidação da memória. Portanto, ao reduzirmos a quantidade de cortisol em nosso organismo, consequentemente aumentamos o nosso poder de memorização!

Onde encontramos Fosfatidilserina?
Em carnes, pincipalmente fígado, e coração de frango; em peixes como o atum e o bacalhau, mas também na cenoura, batata e arroz integral. Portanto, quem é vegetariano também tem suas fontes de Fosfatidilserina.

Para finalizar, lembramos que a memória preservada é importante para a promoção da independência e autonomia das pessoas, pois colabora para se alcançar um envelhecimento ativo e saudável. Então, atenção à alimentação. Fique de olho nos nutrientes que apresentamos acima!



Fotos créditos: Flower photo created by freepik; Restaurant photo created by jcomp; Food photo created by Racool_studio; Background photo created by lifeforstock (www.freepik.com)

Empresa Amiga da 3ª Idade
Nutren Senior - Nutrição reforçada para pessoas 50+
Mais sobre o assunto na internet
Veja Saúde > Alimentação
Os 10 alimentos que melhoram a memória
Alguns alimentos ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças. Saiba quais são eles e monte a dieta que alimenta sua memória
Nestlé Nutren Senior > Amostras grátis
Solicite sua amostra grátis
Preencha seus dados e receba seu sachê em casa
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Nutren Senior Saúde 50+ Artigos
Importância da Proteína para Pessoas 50+
O consumo de proteínas aumenta a concentração de imunoglobulinas, oferecendo efeito protetor contra infecções e os processos inflamatórios, com ação antibacteriana e antiviral
Saúde e Equilíbrio > Nutren Senior Saúde 50+ Artigos
Vitamina D em pessoas com 50+
Depois dos 50 anos, as pessoas ficam mais suscetíveis à falta de Vitamina D por diversos motivos. Confira as possíveis consequências da deficiência desta vitamina


Apoio Cultural
Nutren Senior - Nutrição reforçada para pessoas 50+
Nutren Senior
Nutrição reforçada para pessoas 50+
Receitas
Nutren Senior Saúde 50+ Receitas
Receitas Nutren Senior
Receitas para pratos salgados e doces com Nutren Senior, saudáveis, fáceis e rápidos de fazer
Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube