Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar à coluna da semana...
Saúde e Equilíbrio > Medicina farmacêutica
Medicamentos manipulados
 

Coluna 5

Mulheres também podem ficar carecas?
A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas pode, também, afetar as mulheres. A herança genética pode vir tanto do lado da mãe como do pai
Por: Drª Tatiani Tamborino Mazulis
Farmacêutica Bioquímica pela Faculdade Medicina ABC e Coordenadora de VR da Farmácia Nova Gerty – CRF-SP 60.514
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunascalvície, que já incomoda bastante os homens, quando acomete as mulheres pode ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional. Os cabelos têm grande importância na estética da mulher e são muito valorizados como característica feminina. A perda deles traz enorme significado em relação à auto-estima, sendo motivo frequente de busca de tratamento.

A alopecia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido a uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

O processo acontece devido à ação da enzima 5-alfa-redutase sobre o hormônio testosterona (a mulher também apresenta este tipo de hormônio, porém em menor quantidade que o homem), resultando no subproduto DHT (dihidrotestosterona). Este último age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização.

Outras causas, como anemia ou alterações tireoidianas, podem provocar a queda dos cabelos nas mulheres, porém a manifestação ocorre de forma diferente, também provocando rarefação dos cabelos, mas sem o afinamento característico da alopecia androgênica.

Mulher fica careca?

A perda dos cabelos geralmente se inicia após a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. A evolução é lenta e o mais comum é ocorrer uma rarefação difusa dos cabelos, que se tornam finos e têm seu tamanho diminuído. Dificilmente a mulher chega a ficar careca, mas isso pode acontecer em casos de maior intensidade e em mulheres de idade mais avançada.

O quadro pode se tornar mais intenso se a mulher apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo. Em algumas mulheres, a alopecia androgênica só começa a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.

Tratamento

A calvície feminina pode ser tratada e o principal resultado da melhora é o resgate da auto-estima. O tratamento visa evitar a ação hormonal sobre os folículos, revertendo o processo de afinamento e miniaturização e é feito com o uso de anti-andrógenos (combatem a ação dos androgênios: hormônios masculinos). Podem ser utilizados por via oral ou sob a forma de loções aplicadas no couro cabeludo.

A finasterida, medicamento utilizado com sucesso no tratamento dos homens, não é indicada para o tratamento de mulheres em idade fértil devido a possíveis problemas em caso de gravidez, mas outros produtos podem obter resultados semelhantes.

Além disso, é feito o estímulo ao crescimento dos cabelos, com suplementação vitamínica e substâncias de uso local.

O tratamento é contínuo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer, devendo-se ter paciência e perseverança. Muitas vezes, é necessária a troca do medicamento até que se obtenha o melhor resultado. Se o tratamento for interrompido, o processo se reinicia e a queda voltará a acontecer.

foto colunasOutro tratamento muito eficaz é o Tricoplus que é uma linha de tratamento composta por shampoo, loção tônica e condicionador, com comprovada ação anti-queda e pró-crescimento.

O shampoo Tricoplus reduz de forma radical a oleosidade do fio e do couro cabeludo. A loção tônica Tricoplus bloqueia a reação do hormônio 5 alfa redutase com a testosterona, impedindo a produção de muco e sebo na raiz dos cabelos. Por isso, a linha de tratamento Tricoplus proporciona total controle da oleosidade, tanto na raiz quanto nos fios e no couro cabeludo, possibilitando que o cabelo fino, fraco e oleoso, volte a ser saudável e cresça novamente.

Tudo isso sem alterar o nível de testosterona, hormônio da libido masculina. Tricoplus é uma linha de tratamento produzida com extratos vegetais, aprovada pela Anvisa e recomendada por algumas das principais instituições de dermatologia do país, entre elas: Academia Brasileira de Dermatologia, Centro de Medicina Especializada, Pesquisa e Ensino e Instituto de Dermatologia, Medicina e Cirurgia Estética.

Pode ser necessária uma avaliação hormonal e a realização de exames que excluam outras causas da queda dos cabelos, como o eflúvio telógeno e a alopecia areata. A indicação do melhor tratamento depende de cada caso e deve ser determinada pelo médico dermatologista.

Nota: As informações sobre saúde apresentadas nesta coluna são fornecidas somente para fins informativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médico e paciente.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Dermatologia.net - Saúde e Beleza da Pele
http://www.dermatologia.net
Tricoplus - Pró Crescimento e Antiqueda
http://www.tricoplus.com.br
Medic Delivery
Entrega de medicamentos em domicílio
http://www.medicdelivery.com.br/
Farmácia Nova Gerty - NG Shopping
Produtos para cabelos, corpo e banho, dermocosméticos, maquiagem, perfumes, entre outros
http://www.ngshopping.com.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Ginecologia
Mulheres em consulta: do climatério e menopausa à terceira idade
A forma como enxergamos a vinda da menopausa tem influências culturais, raciais e da personalidade de cada um

Apoio Cultural

Farmácia Nova Gerty / Medic Delivery
Farmácia Nova Gerty
Medic Delivery

Entrega de medicamentos em domicílio
Televendas
Grande SP:
(11) 4233-3001
Demais regiões: 0800-885-5614

Outras Colunas

Coluna 7
Conheça um pouco sobre a Ginkgo biloba, utilizada na homeopatia e fitoterapia
Os extratos da planta ajudam a tratar e prevenir degeneração e envelhecimento precoce da pele e do organismo, enxaqueca e circulação arterial, fadiga mental e debilidade muscular
Coluna 6
Manchas, sardas, pintas...
Você sabia que o uso de perfumes e até respingos de limão durante a exposição ao Sol podem causar manchas na pele? Conheça os tipos de manchas e alguns produtos para proteção solar
Coluna 5
Mulheres também podem ficar carecas?
A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas pode, também, afetar as mulheres. A herança genética pode vir tanto do lado da mãe como do pai
Coluna 4
Osteoporose: o que é e como preveni-la
A mudança de estilo de vida é uma das primeiras recomendações para as pessoas com osteoporose, o que inclui a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável
Coluna 3
A pele e seu envelhecimento
A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os outros órgãos, também está sujeita ao envelhecimento. Saiba o que causa este processo e como tratá-lo
Coluna 2
Nutrientes necessários para uma nutrição completa e balanceada
A rotina agitada do dia a dia acaba levando a uma redução da ingestão de alguns nutrientes, comprometendo o organismo. O uso de suplementos nutricionais pode ajudar a manter uma vida saudável e com qualidade

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia