Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Anteriores 05/08/11: Geriatria
Deve-se optar por um geriatra ou um especialista? Existe terapia antienvelhecimento?
Essas e outras dúvidas são frequentes entre as pessoas idosas. Entenda um pouco o papel do médico geriatra e se é possível “não envelhecer”
Por: Drª Beatriz Maria Trezza
Geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e colunista convidada do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasma característica das pessoas idosas é que, com muita frequência, elas são portadoras de múltiplas doenças que requerem, por sua vez, diversas medicações. Muitos pacientes queixam-se, e com razão, da fragmentação do cuidado de sua saúde. Assim, o médico geriatra tem o papel de ser o médico da pessoa, ao invés do médico da doença.

Ele tem formação para cuidar das doenças mais frequentemente associadas ao envelhecimento e deve reconhecer os limites de sua atuação, sabendo quando e para que especialista encaminhar. Em casos complexos, o paciente pode precisar de uma equipe multidisciplinar que inclui médicos especialistas e outros profissionais da área da saúde. Nestas situações, o geriatra pode ter o papel de “gerenciador” do cuidado de saúde do idoso.

Outra atuação importante do geriatra é na promoção de saúde do idoso, o que inclui os exames de rotina (ou check up), orientações de estilo de vida, como dieta e exercícios e medidas de prevenção de doenças como vacinas e suplementação de cálcio.

A geriatria e a morte

Uma das áreas de grande importância na atuação do médico geriatra são os cuidados ao fim da vida em pacientes idosos com doença avançada. Quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente, e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível, as prioridades no cuidado desta pessoa se modificam completamente.

Estas situações exigem do profissional não só um profundo conhecimento médico sobre o controle de sintomas visando o conforto, como também uma enorme capacidade de se comunicar e uma disponibilidade interna, emocional, de acolher não só o paciente, como também as pessoas ao redor dele, familiares ou não.

Existe terapia antienvelhecimento?

O envelhecimento é um processo contínuo ao longo da vida, encerrando apenas com a morte. Os avanços sociais, econômicos, tecnológicos, farmacêuticos e de atenção à saúde já alcançados possibilitam que um número cada vez maior de indivíduos alcance idades cada vez mais avançadas em situações cada vez melhores de saúde. No entanto, não é possível “não envelhecer”.

As tentativas de reverter ou retardar o processo de envelhecimento não têm comprovação científica, e, portanto, suas aplicações não são justificadas. Assim, o papel do geriatra não é evitar o envelhecimento e, sim, promover o envelhecimento com saúde e qualidade de vida.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Wikipédia, a enciclopédia livre
Envelhecimento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Envelhecimento
Hospital das Clínicas da FMUSP
http://www.hcnet.usp.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Geriatria
O envelhecimento não evolui da mesma forma em todas as pessoas
A população idosa pode ser bem heterogênea, isto é, pessoas com uma mesma idade podem estar em condições gerais de saúde muito diferentes
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Geriatria
Autonomia e independência: qual a diferença?
Uma das preocupações da geriatria refere-se à relação entre a doença e a funcionalidade, ou seja, o impacto da doença nas atividades cotidianas da pessoa idosa

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia