Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
01/04/11: Bem-estar/Sexualidade
Sexualidade no envelhecimento: uma questão de novas cores
Não é a velhice que determina a ausência do desejo ou a diminuição das relações sexuais, mas a própria complexidade do desejo, que impõe novas cores para tecer a sexualidade na velhice
Por: Evaristo Carvalho
Psicanalista, pós-graduado em geriatria e gerontologia
e diretor do Harmonya Senior
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasudanças comportamentais da última década têm permitido que um maior número de idosos busque aconselhamento e tratamento para suas eventuais disfunções sexuais. Nesta fase, a função sexual pode ser comprometida, principalmente pelas mudanças fisiológicas e anatômicas produzidas pelo envelhecimento.

Mas tais mudanças devem ser distinguidas das alterações patológicas causadas por diferentes doenças ou pelo próprio tratamento para combatê-las.

A chegada do envelhecimento físico pode vir junto com a falta de desejo sexual, estando ligada ao fator psicológico ou à diminuição da produção do hormônio sexual masculino. Porém, estudos médicos demonstram que a maior parte das pessoas de idade avançada é perfeitamente capaz de ter relações sexuais e de sentir prazer nas mesmas atividades às quais se entregam as pessoas mais jovens.

A velhice é uma definição social. Um ‘velho’ é aquele que a sociedade diz que é um velho. Da mesma forma que caracteriza um adolescente ou um adulto pela idade, a sociedade atribui certos papeis e responsabilidades sociais ao idoso.

foto colunasA partir daí, são construídas muitas crenças erradas sobre a vida social e sexual do idoso. Na mente das pessoas, a velhice é um período de redução de capacidades e de deterioração, física e psíquica. Mas não é verdade. Uma pessoa idosa pode ter menos vigor sexual, mas pode aumentar a sua capacidade de ternura e carinho para com o outro.

Não há como negar que, com o passar dos anos, a tendência é a piora do desempenho nas relações sexuais, sobretudo, se comparada com a adolescência. Mas a questão vale a reflexão.

A fantasia de cada um é determinada pelo seu desejo, objeto e escolha sexual. Com o tempo, o modo de expressar o desejo e a sexualidade se modifica, uma vez que os valores e o investimento nas relações também mudam. Assim, fantasia e desejo se sustentam de forma cada vez mais complexa, ganhando importante papel na mudança das relações sexuais.

O mito é pensar que o desencontro sexual e amoroso seja uma condição da velhice. Ele permeia nossa vida cotidiana e isso não é por falta de relações sexuais efetivas. A prova disso é que também muitos jovens se abstêm de relações sexuais, ainda que a anatomia não tenha passado pelo processo de envelhecimento.

Dessa forma, não é a velhice que determina a ausência do desejo ou a diminuição das relações sexuais, mas é a própria complexidade do desejo que impõe novas cores para tecer a sexualidade na velhice.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Harmonya Senior - Spa da Longevidade
Espaço de saúde e bem-estar da maturidade

http://www.harmonyasenior.com.br
UOL > Boa Saúde > Especiais
A Resposta Sexual nos Idosos

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4141&ReturnCatID=1770
Saúde e Vida On Line > Destaques
Sexo na Terceira Idade

http://saudevidaonline.com.br/artigo104.htm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Sexualidade na Terceira Idade
Leia mais sobre sexualidade na 3a idade no Portal

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia