Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Meio Ambiente

 

Anteriores: 15/08/10
As penas das aves têm uma incrível capacidade de reter petróleo
Quem imaginaria que, de uma das principais vítimas de vazamentos de óleo, como o ocorrido no golfo do México em 20 de abril, poderia surgir uma solução para o problema?
Por: Antonio Germano Gomes Pinto, 72
Engenheiro Químico, Especialista em Recursos Naturais, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o autor do textoFale com o autor do texto
Fale com o autor do texto
foto colunasvazamento de óleo no golfo do México, ocorrido após a explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon em 20 de abril deste ano, foi o pior desastre ambiental da história americana.

Todos nós sabemos os danos que o fluxo descontrolado de óleo causa às águas do oceano, bem como à fauna e à flora da costa marítima. Muitas espécies passam a correr risco de extinção, entre elas, as aves.

Mas quem imaginaria que, de uma das principais vítimas, poderia surgir uma solução para o problema?

As penas das aves têm uma incrível capacidade de reter o petróleo. Elas são constituídas por estruturas sem vida, formadas por células de queratina, que se originam a partir de saliências vivas da pele das aves.

A queratina, ou ceratina, é uma proteína produzida por muitos animais para formar várias estruturas no organismo. Sua estrutura lhe confere características especiais, como microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Os aminoácidos contidos na queratina fazem com que as penas adquiram a propriedade de fixar e arrastar as moléculas de óleo, permitindo separá-las da água.

Um quilo de penas é capaz de fixar e arrastar de três a cinco quilos de óleo. As penas, principalmente as recuperada em abatedouros, geralmente úmidas, por haverem sido submetidas a tratamento com água quente, são desidratadas antes de ser utilizadas para recuperar o óleo.

Para serem utilizadas como barreiras de contenção, as penas são picadas (não moídas) em pedaços que permitem o acondicionamento e retenção nas redes (telas) para um perfeito contato das penas com o petróleo.

As redes de contenção são montadas como se fossem salsichas, gomos em longas réstias, que são recolhidas após o encharque de óleo por processo manual ou mecânico, de preferência arrastadas sobre uma calha que faz a conexão entre a superfície da água contaminada e o tanque de recolhimento do óleo.

Uma vez recolhida, a rede que arrastou o óleo e deixou a água para trás é submetida à compressão (esmagamento) para retirada do óleo e incinerada, pois, além dos contaminantes presentes no óleo, as penas das aves são ricas em enxofre, que é altamente poluente.

Em vazamentos de óleo de pequenas proporções, as penas picadas são espalhadas sobre a mancha de óleo e, após encharque, recolhidas com uma simples peneira.

De maneira irônica e triste, surge desses seres inofensivos e indefesos uma alternativa tão simples e natural para combater devastações ao meio ambiente criadas por nós, humanos, nem tão inofensivos, nem tão indefesos...

Totus Tuus, Maria

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Conexão Professor > Atualidades
Golfo do México: saiba mais sobre o vazamento de óleo que ameaça o meio ambiente

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/atualidades-00.asp?EditeCodigoDaPagina=4486
UOL > Educação > Atualidades
Desastre ambiental: Consequências do vazamento de petróleo no Golfo do México

http://educacao.uol.com.br/atualidades/ult1685u461.jhtm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Aquecimento Global
Que calor... e, segundo a ONU, vai ficar ainda mais quente?
Os gases de efeito estufa em excesso continuarão aquecendo a baixa atmosfera e superfície terrestre por séculos

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia