Colméias da 3a.Idade
Escolha
o seu assunto e participe de nossas salas de chat
temáticas
Diálogo Aberto
Informática e Internet
3ª idade e internet
Como a 3ª idade inicia o contato com a tecnologia e como isso pode facilitar seu dia a dia
Começamos a usar a internet quando precisamos de serviços que hoje são disponibilizados de maneira fácil e rápida, como ler notícias ou procurar um restaurante
um prazer
estrear esta coluna aqui no Portal Terceira Idade, com o objetivo de trocar informações sobre internet e tecnologia.
Tenho 32 anos e percebi que a geração dos meus pais, embora não tenha nascido neste meio,
já usa os computadores e a internet, o que me deixa muito entusiasmado, pois gosto de falar sobre o assunto, montar computadores para eles e trocar mensagens e fotos à distância.
Nesta primeira coluna, falaremos de como geralmente a 3ª idade inicia o contato com a tecnologia e como isso pode facilitar seu dia a dia.
Ao longo do tempo, percebemos que a tecnologia só vai durar se ela tiver algo realmente
útil para nós. É o caso da internet. Sem sair de casa, podemos usar serviços que antes gastávamos tempo e dinheiro, como bancos, mapas, Receita Federal, DETRAN, entre outros.
Normalmente, começamos a usar a internet quando precisamos de algum serviço que hoje é disponibilizado de maneira fácil e rápida, como, por exemplo, procurar um restaurante, ler notícias ou o uso do banco pela internet.
Meu sogro, por exemplo, com 64 anos, é aposentado, mas, periodicamente, trabalha em
feiras de exposição. Ele se cadastra em sites das empresas que contratam este tipo de mão de obra, que é temporária e dura em média uma semana. Hoje, tem um currículo de aposentado invejável, com dezenas de feiras, incluindo o Salão do Automóvel em São Paulo.
Agora, assim como procuramos não andar por locais desconhecidos nas ruas, precisamos tomar cuidado com os sites que visitamos, fazendo um
curso de informática ou com a ajuda dos parentes. Dessa forma, conseguimos aumentar a
segurança dia após dia para que o uso da internet seja saudável e não uma dor de cabeça.
Os sites de pesquisa como Google, Yahoo ou Bing são ótimos locais para encontrar um serviço público, mas, antes de usar os sites localizados,
sempre desconfie e questione. E nunca preencha dados pessoais sem ter certeza da idoneidade do local.
Na próxima coluna falarei sobre algumas dicas de comportamento em e-mails e na internet. Como em todo local público, devemos saber o que é e o que não é aconselhável fazer.