ão há lugar mais adequado do que um
estádio de futebol para abrigar um museu em homenagem à um dos esportes mais importantes do mundo. E não há melhor estádio para isso do que um dos estádios mais conhecidos do planeta.
Com seu piso verde, para dar a sensação de gramado, o Museu do Futebol, inaugurado no estádio do
Maracanã em dezembro de 2006, exibe, logo na entrada, painés que contam a história dos 100 anos de campeonato carioca, completados em 2006.
A grande estrela do acervo, dividido em oito setores, é a seleção brasileira. No museu são narradas as conquistas do, como se dizia antigamente, “escrete canarinho”. O que nos chama a atenção é que, nos arquivos de jornal sobre as copas do Mundo, que podem ser consultados pelo público, não consta a notícia da derrota da seleção em julho de 1950, para o Uruguai, em pleno Maracanã, então construído para aquela Copa.
Foram reunidas informações sobre os 18 Mundiais disputados até hoje, desde 1930, cinco dos quais o Brasil foi campeão. No canto da sala ficam as chuteiras, a camisa e o calção usados por
Mane Garrincha na Copa de 1962, quando o Brasil foi bicampeão Mundial.
Encontra-se também, na sala, a homenagem ao lance que deu origem à expressão “gol de placa”, feito por
Pelé no Maracanã em 5 de março de 1961. Pelé, aos 40 minutos do primeiro tempo, recebeu a bola pela meia-lua de sua área de defesa e atravessou o campo conduzindo-a sem tomar conhecimento dos adversários nem do goleiro Castilho.
Esta homenagem à Pelé foi feita pelo jornal paulistano “O Esporte”, idéia de seu então repórter
Joelmir Beting, que fazia a cobertura do jogo e, ao voltar para São Paulo, encomendou e
pagou a placa do próprio bolso, colocada, na época, no Maracanã.
Também se encontra a rede para onde Pelé mandou a bola ao marcar seu milésimo gol
em 1969, cobrando pênalti contra o Vasco da Gama, para desespero do Goleiro Andrada, que chegou a tocar na bola e, com raiva, socou o chão.
Os visitantes vão encontrar ainda depoimentos, vídeos, objetos, narrações, fotografias e informações sobre as
origens e regras do esporte no Brasil e no mundo, além de se aventurarem a jogar futebol de mesa ou pebolim.
Há uma galeria em que são homenageados 120 dos mais conhecidos jogadores brasileiros. Na saída, o visitante pode ver um mural com
frases de personalidades enaltecendo o Maracanã. Dunga, atual técnico da seleção brasileira, deixou uma frase tão original quanto econômica: “Um abraço”. Já o compositor Zeca Baleiro preferiu homenagear escrevendo: “templo da poesia do futebol”.
O Museu do Futebol está aberto a visitação de segunda à sexta-feira, das 10:00 às 16:00h e
a entrada é gratuita.
Endereço: Rua Professor Eurico Rabelo, s/n. – Maracanã.
Recomenda-se confirmar, antes, pelo telefone: (21) 2299-2936.
Ministério da Cultura > Notícias > Na mídia
15/03/07: São Paulo também quer ter seu Museu do Futebol Museu do Futebol, a ser instalado no Estádio Municipal do Pacaembu, zona oeste de São Paulo, tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2008
http://www.cultura.gov.br/noticias/na_midia/index.php? p=24097&more=1&c=1&pb=1