Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 05/03/09: Educação
Faculdade Aberta da Terceira Idade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, pede ajuda
Referência em cursos, terapia ocupacional e recuperação de idosos no município, a instituição corre o risco de fechar as portas por falta de verbas
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasFaculdade Aberta Terceira Idade – FATI, sediada no município de Cruzeiro, no interior de São Paulo, foi fundada em 2004 e, desde então, oferece aulas de pintura em tela, biscuit, pintura em tecido, aulas de inglês e decoupage, e se prepara para iniciar aulas de ginástica corporal, musculação e informática.

A excelência do trabalho desenvolvido chamou a atenção dos médicos da cidade, que passaram a indicar a FATI para os idosos como terapia ocupacional e recuperação. A instituição é também reconhecida como referência para estágio dos alunos do curso de enfermagem do Centro Paula Souza de Cruzeiro na área de geriatria, pois é a única entidade a realizar este atendimento no município.

A maioria dos idosos que freqüentam a FATI apresentam problemas emocionais, AVC, dificuldades de coordenação motora, Mal de Alzheimer, entre outros. São pessoas que se fecham em seu mundo. Alguns deles tem que ser até vigiados pois, se saírem sozinhos na rua, podem se perder por não saber onde estão.

Francisca Shirley Costa Cunha (na foto 2, em pé, a esquerda), 66 anos, com quem trabalhei durante seis anos, é hoje diretora da FATI. É uma pessoa ética, honesta e responsável em tudo em que se propõe a fazer.

Shirley já foi professora de Educação Física estadual e, antes de aposentar, exerceu as funções de Coordenadora do Programa Recriança, Secretária Municipal do Menor da Prefeitura de Cruzeiro e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, além de sempre ter estado envolvida em atividades sociais.

Porém, um fato curioso a deixou triste e perplexa. A ex-diretora da FATI lhe disse que a faculdade teria que ser fechada porque a direção da FIC – Faculdade Integradas de Cruzeiro, não poderia mais ceder o espaço para a FATI, que funciona alí desde a sua fundação.

Shirley procurou o Prof. Luiz Assad, diretor da ESEFIC – Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro, que então cedeu algumas salas do prédio anexo da ESEFIC, onde puderam ser ministradas aulas de ginástica corporal, musculação, informática e também uma sala para que ela pudesse trabalhar.

Não se sabe o motivo pelo qual a coordenação do prédio da ESEFIC também resolveu fechar as salas que cedeu à FATI. Shirley, em sua incansável luta, procurou o então prefeito de Cruzeiro, que providenciou um estabelecimento com salas para aulas de pintura em tela, biscuit, pintura em tecido, aulas de inglês e decoupage. Mas não há espaço para as aulas de ginástica corporal e musculação e a sala que seria destinada à informática só se encontra preenchida com as mesas à espera dos computadores.

As professoras Dulcinéia, Elza e Daniele, além de Carlos e a Priscila, todos voluntários, atendem cerca de cem alunos por dia. Shirley, além de trabalhar junto com os voluntários, faz o acompanhamento junto aos familiares dos idosos para que possam melhor entendê-los.

A prefeitura paga as despesas de aluguel, água e telefone, mas a alimentação e os materiais que são utilizados na FATI são custeados pelos alunos, através de uma mensalidade de dez reais, valor cobrado somente dos alunos que tem condições financeiras de colaborar.

Diante de todas as atividades e o atendimento que é realizado para os idosos na FATI, a ajuda não está sendo suficiente pois faltam materiais, voluntários e equipamentos para as atividades físicas. Enfim, há um longo caminho a percorrer para um atendimento mais qualificado e, assim, melhorar a qualidade de vida dos idosos assistidos pela FATI.

A diretora Shirley faz um apelo pra quem possa ajudá-la nessa missão. Basta entrar em contato através dos telefones: (12) 3145-2732 ou (12) 9776-2373. Sua ajuda será bem-vinda!

Fotos: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto, na internet
UATI - Universidade Aberta da Terceira Idade
Entidade ligada à FAENAC - Faculdade Editora Nacional

http://www.faenac.edu.br/cur_terceira_idade.asp
AUFATI - Associação das Universidades e Faculdades Abertas para a Terceira idade
http://www.cristinafogaca.com/6259/index.html?*session*id*key*
=*session*id*val*
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
Elisa de Castro Tito, 90 anos, caloura de faculdade
“Se ela, que tem o dobro da minha idade, está disposta a aprender, eu também posso”, afirma Claudia, 45, sua colega de classe

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia