Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 15/09/07: Especial Pan 2007
Tudo sobre os Jogos Panamericanos - Parte 5
São Paulo, 1963
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasPan sediado no Brasil, em 1963, foi realizado com poucos recursos, mas os brasileiros atraíram torcidas e conseguiram o melhor resultado de todos os Pans, com o segundo lugar no quadro de medalhas.

O principal local do evento foi o Complexo do Pacaembu, com disputas de atletismo, boxe, futebol, judô, lutas, natação e parte das provas de hipismo, além das cerimônias de abertura e encerramento.

Numa campanha para arrecadar fundos, os organizadores apelaram para a venda de adesivos e faixas de apoio à competição. Deu certo, cerca de 40 mil pessoas lotaram o estádio para ver a cerimônia de abertura.

Ainda sem grande estrutura, o Comitê Olímpico Brasileiro recebeu uma oferta do empresário Eron Alves de Oliveira, que ofereceu 500 uniformes para a delegação brasileira, sendo convidado para integrar o comitê organizador.

O futebol brasileiro festejou o primeiro título pan-americano com uma seleção que ostentava dois futuros campeões mundiais: Carlos Alberto Torres e Jairzinho. No boxe tivemos uma ótima participação com medalhas para os anfitriões: Rosemiro dos Santos (pena), Elcio Neves (médio-ligeiro) e Luís César (médio) conquistaram o ouro.

João Henrique (peso leve), medalha de prata no Pan, chegou às quartas-de-final da Olimpíada de 1964. Como profissional, já na categoria meio-médio-ligeiro, lutou quatro vezes pelo título mundial, infelizmente perdendo todas. Foi considerado o destaque do Brasil após os Jogos de 1963. Morreu em um acidente de ônibus, em 1982.

No tênis, brilharam no masculino Ronald Barnes, que ganhou medalha de ouro em individual e em duplas, com Carlos Fernandes, e no feminino, Maria Esther Bueno, vencedora três vezes em Wimbledon e quatro vezes no Aberto dos EUA, triunfou no Pan no torneio individual ganhando medalha de ouro e em duplas. Levou a prata, ao lado de Maureen Schwartz.

Na vela, com seis títulos disputados, o Brasil ficou com três, graças a atletas de ascendência européia: Hans Domscke (finn), Joaquim Roderbourg e Klaus Hendricksen (flying dutchman) e os irmãos Reinaldo e Ralph Conrad (snipe).

O atletismo nacional não levou ouros. Íris Gonçalves dos Santos ao menos demonstrou versatilidade. Foi prata no salto em distância e bronze no lançamento de dardo. Não contávamos com Adhemar Ferreira da Silva.

Até hoje, a única brasileira a conquistar medalha em dois esportes diferentes em PAN, foi Vera Trezoitko, que conquistou a medalha de prata no arremesso de peso em Buenos Aires (1951) e em São Paulo (1963) integrou o time de vôlei feminino, bicampeão pan-americano.

Fotos: Divulgação - Arq. Folha de S. Paulo
Saiba mais:
Terra: Pan - História > São Paulo 1963
http://esportes.terra.com.br/panamericano2007/interna/
0,,OI1475227-EI8332,00.html
UOL: Pan - História > São Paulo organiza Pan discreto e lucrativo
http://pan.uol.com.br/pan/2007/historia/1963/
Leia mais em:
Notícias > Anteriores > Maria Lenk, a “dama das águas”, 92, nadadora e pioneira nas Olimpíadas, morre durante treino

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia