Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 15/05/07: Especial Pan 2007
Tudo sobre os Jogos Panamericanos - Parte 1
O começo do Pan
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunass mexicanos foram os primeiros a sugerir a criação de uma entidade para cuidar do esporte no continente, mas, como a proposta não foi adiante, em 1926, no México, aconteceram os Jogos Centro-Americanos. Em Havana, quatro anos depois, os Jogos Centro-Americanos já contavam com a participação de oito países, servindo, assim, de inspiração para a criação da entidade.

Em 1932, durante a Olimpíada de Los Angeles, diante do sucesso dos Jogos Centro-Americanos, ganhou força entre os dirigentes a vontade de se fazer um torneio continental.

A idéia de promover o novo evento foi abraçada pelo presidente do Comitê Olímpico dos EUA, Avery Brundage, que escalou Dallas para ser a primeira sede. A cidade texana organizou a disputa em 1933. A competição, no entanto, não é reconhecida pela Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), a qual considerou que faltou representatividade no evento, uma vez que Dallas recebeu atletas de apenas nove países, e boa parte das despesas teve que ser bancada pelos organizadores.

Somente em 1940 ocorreu um novo encontro dos dirigentes na Argentina, que ofereceu Buenos Aires como sede da primeira edição do Pan, a ser realizada dois anos depois. É criado, finalmente, o Comitê Olímpico Pan-Americano, embrião da Odepa. O primeiro presidente eleito foi Avery Brundage.

O ataque japonês à Pearl Harbor em 1941 e a entrada dos EUA na 2ª Guerra Mundial provocaram o adiamento dos jogos. Com o fim da guerra em 1945, os jogos foram reprogramados para 1946, sem terem com efeito acontecido.

Durante a Olimpíada de Londres em 1948, a primeira do pós-guerra, a edição inicial do Pan foi marcada para 1951. Buenos Aires preservou o direito de abrigar a competição.

O Brasil já havia organizado a competição em 1963. São Paulo foi o palco. A cidade também iria receber a edição de 1975, que foi transferida para o México. Agora, passados mais de 55 anos, o Rio abrigará, de 13 a 29 de julho deste ano, a 15ª edição do Pan.

O Brasil é o quinto país em medalhas, com 60 medalhas de ouro a menos do que a Argentina. Os Estados Unidos dominam o quadro de medalhas, com quase 3.700 pódios.
Saiba mais:
Site: Copacabana Runners - O Espaço dos Corredores
História dos Jogos Pan-Americanos

http://www.copacabanarunners.net/pan-americanos.html
Site: BEST Sports.com.br
Jogos Pan-Americanos - História

http://www.bestsports.com.br/db/cntpag.php?cnt=1
Leia mais em:
Notícias > Anteriores > Maria Lenk, a “dama das águas”, 92, nadadora e pioneira nas Olimpíadas, morre durante treino

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia