Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 15/04/07: Atividade Física
Atividade física = Qualidade de vida
Seis perguntas e respostas sobre como a atividade física pode melhorar a qualidade de vida
Por: Prof. Silvio Eugenio M. Jr
Bacharel em Educação Física, Personal Trainer para grupos específicos: 3º Idade, Obesidade e Diabéticos
Fale com o colunistaFale com o colunista
foto colunasidoso, quando procura uma atividade física, quer um único objetivo: a qualidade de vida. Não importa se é para perder peso, cuidar de uma doença ou um ex-atleta. O idoso quer estar bem, tanto psicologicamente quanto fisicamente.

Pode-se optar por uma atividade como tai-chi, ioga entre outras. Indicadas, também, são as atividades esportivas e dança na área de socialização.

Como recuperação para diversas patologias ligadas à 3º idade, sugiro atividades fisioterápicas ou musculação leve, hidro, pilates e outras. Tarefas separadas ou até mesmo associadas, ajudam na qualidade de vida de todas as idades, condicionamentos, culturas ou níveis sociais.

Separei seis perguntas interessantes que recebo dos alunos:

1- O que devo fazer para iniciar qualquer atividade física?
Resposta: Primeiro deve saber o seu nível de atividade física, o seu condicionamento, e a sua saúde em geral.

2- Como assim?
Resposta: Na 3ºidade, procurar um médico antes da atividade física já é mais que falado, mas o importante é saber que tipo de atividade o médico irá recomendar para você, para que seu instrutor possa indicar a melhor atividade.
*Importante: Procure sempre um médico ou um professor de Educação Física graduado.

3- Devo realizar exames?
Resposta: Sim. O check-up é o método mais completo para saber tanto o seu estado de saúde geral como também seu nível de condicionamento. Para quem não pode pagar um check-up, procure seu médico de confiança ou um clínico geral do seu convênio ou Sus. Seu médico deve indicar exames importantes para a saúde tais como: níveis de colesterol, triglicérides, medir a pressão arterial, (básicos) e outros testes como ergométrico e o de função pulmonar.
Testes de gordura corporal também são importantes (aplicometro ou bioimpedância). Isso porque há muitos anos estudos demonstram que a gordura corporal acima do ideal pode trazer patologias graves associadas à 3º idade. Assim, a pessoa pode até mesmo identificar doenças graves, mas que tratadas desde o início, são superadas.

4- Depois de procurar meu médico e realizar exames, qual atividade devo praticar?
Resposta: Acredito que é muito pessoal qual tipo de atividade você deve praticar. Primeiro deve descobrir as atividades que você gosta e que você pode praticar. Quando falo qual pode praticar, me refiro ao seu condicionamento. Apesar de que, se bem orientada, uma senhora de 70 anos pode fazer boxe ou capoeira, mas vai depender da vontade, ondicionamento e da intensidade.
Procurar atividades simples dá resultado, como andar, caminhar, nadar, hidro, musculação. Os exercícios resistidos são reconhecidos como os mais eficientes para modificar favoravelmente a composição corporal. Para esse efeito, contribuem o aumento de massa muscular, o aumento da massa óssea calcificada, e a redução da gordura corporal.
O principal determinante do processo de mobilização da gordura corporal é o balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais e ingerir menos calorias. E atividades mais complexas como dançar, jogar futebol, artes marciais, entre outras, você pode praticar 2 vezes no mínimo ou 3, ou 4 vezes por semana.
O importante é fazer dessa atividade uma rotina. Respeitando sempre os seus limites para evitar lesões.

5- Você fala em andar ou caminhar? Qual é a diferença?
Resposta: Andar é quando você vai até o seu carro lentamente, um passeio no shopping, ir comprar pão sem o carro, etc. Caminhar é quando você estipula uma distância e anda no mesmo ritmo, respeitando sua freqüência cardíaca de acordo com seu objetivo, como caminhar no parque, na esteira, na praia ou no quarteirão, sem paradas e de modo contínuo, com tempo determinado.
É importante parar com a atividade caso sinta dores, tonturas, ou fraqueza, e procurar saber o motivo. Não importa se você optar por andar ou caminhar.
O importante é praticar sempre as duas atividades. Comece devagar: marque 15 minutos no primeiro dia e depois vá aumentando o tempo.

6- O que a atividade física pode fazer para auxiliar minha qualidade de vida?
Resposta: Melhora a auto-estima, a velocidade no andar, o equilíbrio e a força para as tarefas do dia-dia, auxilia a manutenção ou aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes, artrite e doenças cardíacas, sem contar os benefícios mentais da atividade, como: concentração, memória e capacidade de decisão.

Mande suas dúvidas!
Terei o maior prazer em respondê-las.
Saiba mais:
Envie suas dúvidas para:
Prof. Silvio Eugenio M. Jr
Site: Saúde em Movimento
Saúde em Movimento: Terceira Idade - Envelhecimento e suas relações com a Atividade Física

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia