Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 15/12/06: Esportes
Equilibre-se sobre a bola. Aumente a sua consciência...
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasbola, que antes era associada especificamente ao futebol, além de ser utilizada também em vários outros esportes, é hoje a personagem principal em várias cores, pesos e tamanhos nas aulas de exercícios abdominais, alongamento, musculação, pilates e dança. Ela ajuda a corrigir problemas de postura, tratar as dores de coluna e melhorar o equilíbrio.

As bolas e a ginástica funcional já são utilizadas há tempos na fisioterapia e na medicina esportiva, e entraram pouco a pouco nas salas de aula convencionais. Só agora ganharam horários específicos para modalidades que vão além do alongamento.

As atividades prometem melhores resultados, em menos tempo e com muito mais diversão, pois lúdicas as bolas são de fato, mas isso não quer dizer que os exercícios exijam menos esforço.

O trabalho de buscar o ponto de equilíbrio sobre uma bola aumenta a consciência corporal. Na aula convencional de exercícios abdominais a coluna sofre muita compressão, o que não acontece em cima da bola, quando há uma melhora geral de postura que contribui para uma barriga mais reta.

Enfim, a variedade de pesos e de tamanhos faz da bola um equipamento bastante versátil, pois qualquer que sejam os movimentos realizados desde os pés até á cabeça, estimulam o sistema nervoso central e os terminais proprioceptivos (terminais nervosos dos músculos e articulações que dão ao corpo a percepção dele mesmo e dele em relação ao espaço).

A procura por essas atividades vai além do fortalecimento dos músculos, é a busca por uma qualidade de vida melhor. Mas não se esqueçam, antes de qualquer atividade física, procure um médico que poderá orientá-lo sobre o professor graduado em educação física que irá trabalhar com você nessas atividades.
Saiba mais:
Site: CyberDiet – Seu auxiliar na decisão de emagrecer
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030307_fit_fitball.htm
Leia mais em:
Saúde e Equilíbrio > Colunas Anteriores > Fisioterapia: Alterações posturais x atividade física em indivíduos da terceira idade

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia