Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Anteriores 15/08/11: Reflexão
A sustentabilidade da alma...
De que adianta “consertar” o mundo lá fora, se, dentro de nós, ainda existem muita poluição mental, um crescente acúmulo de lixo emocional e um grande desperdício de riquezas pessoais?
Por: Deborah Milani
Psicóloga com especialização em Psicologia Transpessoal, Numeróloga, Taróloga e colunista convidada do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasoje em dia, fala-se muito em ecologia. Ouve-se muito a respeito de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e afins. Exemplos: “compre eletrodomésticos que diminuam o consumo de energia elétrica”, “coloque, em seu carro, filtros e catalisadores para a fumaça do escapamento”, “reutilize a água da chuva, a água da máquina de lavar, a água da lavagem das verduras”, “aproveite e cozinhe as cascas e os talos dos alimentos”, “recicle o lixo”, “utilize os mil e um recursos da garrafa PET”, “aproveite a energia solar, a energia do vento, a sua energia motora”... e por aí afora.

Ótimo! Todas essas medidas são fundamentais para compensar o prejuízo que nossos ancestrais – e nós mesmos – causaram, há séculos, no Planeta. Também, dessa forma, preservaremos o pouco que resta, para os nossos descendentes – e para nós mesmos!

Mas, de que adianta “consertar” lá fora, se dentro de nós ainda existem muita poluição mental, um crescente acúmulo de lixo emocional e desperdício de riquezas pessoais?

Uma vez presenciei uma verdadeira guerra familiar – porque aquilo deixou de ser uma simples discussão há palavrões de distância. O fato é que, por pura distração pela falta de hábito, a mãe havia desprezado a caixinha de leite vazia, no cesto de lixo orgânico. A filha, associada à Ongs ecológicas, indignou-se com o acontecido e, não perdoando a ação da mãe, esbravejou, xingou, gritou, esperneou... porque ela fazia o sacrifício de separar o lixo reciclável, e isto era o mínimo que as pessoas poderiam fazer, porém, a mãe não o fez!

Assisti àquela cena, constrangida, pensando no que, na realidade, deveria ser reciclado ali. Talvez aquele ódio momentâneo da moça, quem sabe um velho acúmulo de mágoas e ressentimentos de coisas mal resolvidas, ou pura e simples falta de paciência, de diálogo e de compreensão... Bobagens cotidianas que vamos juntando, uma após outra e, quando nos damos conta, amontoamos uma porção de lixo emocional, que ocupa espaço em nossos relacionamentos, na organização das nossas idéias, no entendimento e aplicação de nossos valores morais.

De que adianta salvar baleias no meio do oceano, se não salvamos as relações no quintal das nossas casas? De que adianta, pregar a ecologia e princípios de sustentabilidade para salvar o Planeta, se nós não salvamos a nós mesmos?

Toda e qualquer ação precisa iniciar-se dentro de nós! Primeiro eu me ajudo para poder ajudar o outro – isso garante, inclusive, preparo pessoal para dar suporte a outrem.

Para poder praticar ecologia pessoal, é necessário cuidar da nossa própria felicidade, da saúde, do bem-estar, dos nossos relacionamentos, da nossa espiritualidade. Trata-se da busca pelo equilíbrio pessoal em todos os sentidos.

Algumas atitudes simples e frequentes que não custam muito, como demonstrações de afeto, um sorriso sincero, um abraço, menos pressa e mais compreensão, disponibilidade para estar com o outro, são tão eficazes para a sustentabilidade humana quanto é reciclar lixo, salvar baleias e pandas ou praticar o reflorestamento, para o desenvolvimento sustentável do Planeta.

Recicle – crie um novo ciclo – para seus sentimentos guardados: expresse-os sob alguma forma de arte! Renove suas emoções e pratique o perdão.

Utilize a energia solar que, certamente, brilha no seu coração, para iluminar o ambiente à sua volta, dando um novo vigor à sua vida. Exercite a sustentabilidade na alma e faça do seu mundo, um mundo melhor! Lembre-se: um mundo melhor começa em cada um de nós!

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Revista Sustentabilidade > Artigos
Sustentável no dia a dia
http://www.revistasustentabilidade.com.br/artigos/sustentavel-no-dia-a-dia
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Coluna da Semana: Ecossistema
Quanto nós dependemos do ecossistema (e quanto ele depende de nós...)
Estamos cometendo um suicídio coletivo. Se a destruição da biomassa continuar no ritmo atual, a vida animal será extinta em menos de cem anos
Diálogo Aberto > Arte e Cultura > Anteriores: Numerologia
Sexta-feira 13: dia de azar?
Superstição difundida pelo catolicismo, para a numerologia e o tarô a data está associada à concretização das ideias através do trabalho e o momento de nascer para uma nova vida

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia