Se a sorte no jogo traz azar no amor, não se sabe ao certo… Mas que jogar traz consequências muito benéficas à saúde mental, é fato!
Ao contrário do que se pensa, passar uns minutinhos fazendo palavras cruzadas, jogando jogos de tabuleiro ou mesmo navegando na internet brincando com alguns aplicativos não é coisa de “desocupado”, pelo contrário, atividades desse tipo acabam contribuindo – e muito – para evitar doenças degenerativas como Alzheimer, além de estimular a criatividade, raciocínio lógico, linguagem e memória.
Lado afetivo e estratégia
O que acontece é que os jogos acabam formando e fortalecendo sinapses cerebrais – isso sem mencionar o desenvolvimento de um pensamento lateral rápido, ótimo para solucionar pequenas questões do dia a dia. Os jogos também contribuem para desenvolver o lado afetivo e interpessoal, aproximando o jogador de outros – no caso de jogos coletivos –, sejam eles oponentes ou do mesmo time.
Alguns tipos de brincadeiras induzem o uso de estratégia, blefe, liderança e autonomia, que, quando ausentes na “vida real”, prejudicam a rotina de muita gente. Os passatempos criam situações fictícias para que o jogador encontre uma saída, o que torna a atividade empolgante e desafiadora.
Jogos online no Portal
Se você não sabe por onde começar, que tal dar uma espiadela nas sugestões de jogos recomendadas nesta matéria (veja em ‘mais na internet’, abaixo)? Não há problema em estar ocioso, contanto que seja um ócio produtivo e divertido. Aproveite!
E, em breve, o Portal Terceira Idade estará lançando uma seção dedicada especialmente a jogos online. Aguarde!
Crianças em idade pré-escolar e idosos residentes de um asilo em Seattle (EUA) participam juntos de atividades educativas e revolucionam método de aprendizado
O Portal Terceira Idade reuniu gerações e mostrou que é possível respeitar a todos. Jovens da APAE-SP, ao lado de idosos do Coral Sintonia Plena, cantaram e dançaram músicas de Adoniran Barbosa
Comente sobre a postagem
Fale com o Autor sobre o assunto: Exercício para a mente é tão importante quanto para o corpo… Sue a camisa e use a cabeça!
Por Bruna Sapiello
Publicitária, é colunista convidada do Portal Terceira Idade