Clique na imagem para iniciar o vídeo.
Melhores momentos do debate “Conectando gerações... com segurança” (14'55'')

Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão

Anteriores: 10/06/2012
Portal Terceira Idade participa de debate sobre segurança na internet
Com convidados com idades entre 12 e 65 anos, o evento “Conectando gerações... com segurança”, realizado pela SaferNet e Ministério Público Federal, discutiu a importância do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura
vídeo disponível Vídeo disponível (clique no centro da imagem para iniciar o vídeo)
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
ntes dos anos 1990, quando os computadores pessoais ainda estavam dando seus primeiros passos e começavam a fazer parte do nosso dia a dia, com poucos – e simples – softwares, como editores de texto e planilhas eletrônicas, a palavra “segurança” referia-se apenas aos vírus de computador – que começavam a fazer parte dos “pesadelos” de todos os usuários que podiam vir a perder suas informações.

Com a crescente popularização da internet na última década, o uso da rede – hoje acessada por crianças, jovens, adultos e idosos – a palavra segurança adquiriu outro perfil. Hoje, temos que nos preocupar com as informações que publicamos nas redes sociais – fotos, vídeos e textos – e com os “amigos” – que nem sempre são o que dizem ser – que pedem permissão para fazer parte das nossas redes.

Com o objetivo de conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede, foi criada, em 2003, na Europa, a campanha mundial “Safer Internet Day”, ou Dia da Internet Segura, que aconteceu, em sua edição 2012, no dia 7 de fevereiro, abrangendo mais de 70 países. No Brasil, a campanha é organizada pela SaferNet Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e com o Comitê Gestor da Internet.

Conectando gerações

Este ano, o evento, cujo slogan foi “Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança”, procurou enfatizar a importância do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura.

O Portal Terceira Idade foi convidado a participar da mesa de debates do evento, representado por Anisia Spezia, coordenadora da campanha de cuidadores voluntários do Portal. Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de prevenção da SaferNet, e a Drª Fernanda Teixeira, Procuradora da República em São Paulo, mediaram o evento.

foto notícias
O debate, que aconteceu no dia 10 de fevereiro, no auditório da Procuradoria Regional da República em São Paulo (SP), contou com a presença do médico e apresentador Jairo Bouer, Janice Ascari, Procuradora Regional da República e seu filho Bruno, de 18 anos, Samantha Shiraishi, educadora, jornalista e blogueira, que também trouxe seu filho Enzo, de 12 anos, e da Procuradora da República no Estado de São Paulo, Priscila Costa Schreiner.

“O desafio do nosso debate é justamente estimular essa conexão entre gerações, porque cada geração tem o que ensinar e o que aprender. Mesmo que a tecnologia às vezes assuste, a gente não pode se esquivar e deixar de dar nossa contribuição para que essa tecnologia seja usada com cidadania e com ética”, afirmou Rodrigo Nejm.

O debate demonstrou algumas experiências vividas por internautas de várias gerações – de 12 a 65 anos de idade – contando como utilizam a internet e como fazem para se prevenir de assédios e crimes virtuais nas redes sociais. Confira alguns trechos do evento no vídeo acima (15 minutos).

Vídeo/fotos: SaferNet Brasil / divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação
Denúncia de crimes contra os direitos humanos na internet, lista de delegacias de cibercrimes
http://www.safernet.org.br
MPF - Ministério Público Federal
Direitos do cidadão, consultas, notícias, acesso à informação
http://www.pgr.mpf.gov.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores (05/02/2012; vídeo disponível)
Dia da Internet Segura é celebrado mundialmente no dia 7 de fevereiro
O canal de Tecnologia do UOL entrevistou internautas de diferentes gerações sobre segurança na web, entre eles, Anisia Spezia, 65, uma das coordenadoras do Portal Terceira Idade
Especial: depoimento de Marcelo Tas, jornalista e apresentador de TV
Notícias > Notícias Anteriores (23/03/2012)
Alerta do Portal aos seus internautas!
Falsa empresa de recursos humanos cobra “taxa de apostila” para admitir candidatos que se anunciam no Mural de Empregos
Notícias > Notícias Anteriores (23/03/2012)
Como a 3ª idade inicia o contato com a tecnologia e como isso pode facilitar seu dia a dia
Começamos a usar a internet quando precisamos de serviços que hoje são disponibilizados de maneira fácil e rápida, como ler notícias ou procurar um restaurante

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia