Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão
Anteriores: 05/11/2008
Casa dos Artistas é o lar de 52 artistas na terceira idade
Mais de 700 artistas já viveram neste recanto maravilhoso, que fica em um terreno arborizado de 14 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasuitas vezes esquecemos que os artistas envelhecem. Talvez porque, quando assistimos filmes antigos ou mesmo reprises das novelas na TV, acabamos guardando na nossa memória a imagem de como eles estavam naquele momento.

Bem, envelhecer não é sinônimo de algo ruim. Muito pelo contrário, é sinônimo de sabedoria, experiência e muita história para contar. Infelizmente, no Brasil, o envelhecimento ainda é muitas vezes tido como uma “doença”. Para a maioria da população idosa ainda falta muito apoio moral e financeiro nesta fase da vida.

Todos nós somos artistas do dia-a-dia, porém me chamou a atenção uma iniciativa que aconteceu há 90 anos atrás.

Em 1918, foi fundada a Casa dos Artistas (foto), também conhecida como Retiro dos Artistas. Seu fundador foi Leopoldo Fróes, um dos mais bem sucedidos artistas brasileiros do século 20, que se inspirou no exemplo da Maison de Répos des Artistes Dramatiques Français, criada pelo Barão Taylor nos arredores de Paris. Fróes conseguiu o apoio de vários artistas e jornalistas para a criação de uma associação que, sustentada por artistas, pudesse acolher temporária ou definitivamente os artistas que, no Brasil daquele tempo sequer tinham sua profissão reconhecida como tal.

Até 1964, a Casa dos Artistas dividiu-se no atendimento assistencial e sindical à categoria, vindo a assumir sua função exclusivamente assistencial a partir da fundação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED/RJ).

No local, as pessoas podem receber Curso Profissionalizante de Interpretação Cênica, Curso Livre de Teatro e Curso Livre de Teatro Infantil. Há também uma boutique que vende produtos com a marca da Casa, um botequim com comidas deliciosas e até um brechó.

“Temos uma vida muito boa por aqui. Café da manhã, almoço, lanche e sopa. O Retiro tem uma despesa muito grande. Tomara que este projeto consiga trazer um dinheirinho para podermos abrigar mais gente precisando, sem família", conta a atriz Isa Rodrigues (foto), que mora há dois anos em uma das casas do Retiro.

Segundo Isa, o sucesso do Retiro se dá devido ao empenho do ator Stepan Nercessian (foto), atual presidente da entidade. "Ele se dedica o quanto pode, é muito generoso", afirma.

Mais de 700 artistas já viveram neste recanto maravilhoso, que fica em um terreno arborizado de 14 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Hoje vivem lá 52 artistas, entre eles o palhaço Cocada (foto), a atriz Claire Digonn, o ator e artista plástico Fernando Otero Gonzales, ambos com 70 anos, entre outros. Ocupando casas coloridas, eles cuidam de suas residências e de si próprios. Apenas sete deles precisam de cuidados especiais e ficam na enfermaria.

"Temos um gasto superior à R$ 75 mil mensais e temos buscado apoio da iniciativa privada, dos amigos e também dos empresários para que nos ajude a aumentar nossas instalações, que dia após dia tem ficado insuficiente já que temos uma boa fila de espera", destaca Nercessian.

Acredito que a história da Casa dos Artistas e o fato de ela existir e estar ativa até os dias de hoje, serve como um grande exemplo para todos nós, artistas da vida ou dos palcos, mostrando-nos como é importante buscarmos nossos direitos e nos solidarizarmos, através de um grupo unido, seja um sindicato, ou através da formação de grupos comunitários em nossos bairros, igrejas, associações, clubes, ou até mesmo em nossas casas, com nossos amigos e vizinhos.
Fotos: Retiro dos Artistas / divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Retiro dos Artistas (Rio de Janeiro)
Fone: (21) 3327-4591
http://www.casadosartistas.org.br/
Casa dos Artistas (São Paulo)
SATED/SP - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo

Contatos com Ester Lopez, fones: (11) 3513-3406, 2773-6130,
ou Camila, fone: (11) 3335-6133
http://www.satedsp.org.br/
Ong Promove
Núcleo de Convivência do Idoso 'Feliz Idade'

Fone: (11) 2206-0451
E-mail: camposlilica@hotmail.com
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
Grande Otelo e Oscarito
Um mineiro e o outro espanhol, uniram seus talentos em 1935, numa parceria que resultou em 34 chanchadas
Notícias > Notícias Anteriores
Ai que saudade tenho dos bailes de outrora...
A estréia do filme "Chega de Saudade" reacende a memória da época de ouro dos bailes de salão

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia