Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão
Anteriores: 10/05/2008
Terceira Idade também mostra sua tocha olímpica
Se você já participou de um JORI (Jogos Regionais do Idoso), conte a sua estória para o Portal
(detalhes de como enviar seu texto no final desta página...)
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasm época de Olimpíadas, a terceira idade mostra que tem bastante fôlego para esportes.

O JORI - Jogos Regionais do Idoso, este ano em sua 12ª edição, começou no dia 28/02, em Barretos. Os jogos estão divididos em 8 etapas, no interior e capital de São Paulo, com a etapa final em São José dos Campos, de 11 a 15 de junho (veja calendário completo no final da matéria).

Os Jogos Regionais do Idoso é um evento esportivo promovido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo e apoio de cada município anfitrião. Os participantes do JORI devem ter, no mínimo, 60 anos completos.

A abertura da primeira etapa do XII JORI, em Barretos, contou com a presença de Monica Serra, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo. A cerimônia de abertura, no Ginásio do Conjunto Poliesportivo Municipal João Batista da Rocha, contou com o desfile das delegações e apresentação de coreografias de danças, e reuniu mais de três mil pessoas, entre atletas, visitantes e convidados.

A participação dos idosos nas atividades esportivas do JORI tem sido cada vez maior. Em 2007, 12 mil atletas acima de 60 anos se inscreveram nos jogos.

“O aumento de 10% nas inscrições a cada ano mostra que o cuidado preventivo e a prática de atividades físicas garante, não só saúde, como também qualidade de vida. A valorização do idoso na sociedade é um dos efeitos mais importantes do JORI, que já é uma tradição no Estado de São Paulo. Além disso, aqui eles se confraternizam e aumentam o círculo de amizades”, destacou Monica Serra.

Este ano, mais duas modalidades foram incluídas no JORI, a pedido dos idosos: tênis de mesa e xadrez. As demais permanecem: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado.

Veja, abaixo, o calendário completo do XII JORI:

- 1ª Etapa: Barretos – de 27 de fevereiro a 02 de março
- 2ª Etapa: Osvaldo Cruz – de 12 a 16 de março
- 3ª Etapa: Ubatuba – de 26 a 30 de março
- 4. Etapa: Botucatu – de 09 a 23 de abril
- 5ª Etapa: Jundiaí – de 23 a 27 de abril
- 6ª Etapa: Jaboticabal – de 06 a 10 de maio
- 7ª Etapa: Capital – de 14 a 18 de maio
- 8ª Etapa (Final): São José dos Campos – de 11 a 15 de junho
JORI - Conte sua estória

Conte sua estória!

Se você já participou de um JORI,
envie sua estória.
Os melhores textos
serão publicados aqui no Portal.

Se você já participou de algum JORI, e tem uma estória para contar, não deixe para contá-la só para os seus netos...

Envie sua estória para o Portal.
Os melhores textos serão publicados na seção “Esporte e Lazer” do Portal Terceira Idade.

E o mais importante!
Você não precisa ter sido um campeão nos JORIs para enviar o seu texto. Se você ganhou, ou só participou, e quer contar uma curiosidade que aconteceu durante os jogos, suas sensações e emoções, seu sentimento de felicidade, escreva e participe.

Se você não tem o texto agora, não se preocupe.
Volte à esta página mais tarde e clique no botão abaixo.

CONTE A SUA ESTÓRIA NO JORI

Clique aqui
para enviar o seu texto
para o Portal!

O Portal agradece a sua participação e espera que o seu texto seja um dos escolhidos.

Fonte: FUSSESP e Portal do Governo do Estado de São Paulo
Fotos: FUSSESP - Assessoria de Imprensa / divulgação
Saiba mais:
FUSSESP - Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo
Rua Ministro de Godói, 180 - Parque Fernando Costa (Água Branca)
Perdizes. São Paulo. SP
Fone: (11) 3874-6766
http://www.fundosocial.sp.gov.br
Prefeitura da Cidade de São Paulo
SEPP - Secretaria Especial de Participação e Parceria > Coordenadoria do Idoso

Rua Libero Badaró, 119. Centro. São Paulo. SP
Fone: (11) 3113-9679
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/participacao_parceria/
coordenadorias/idosos

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia