Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Dia Mundial do Idoso - Homenagem
“O coração de quem não desistiu é sempre jovem!”
1º de Outubro é o Dia Mundial do Idoso. Ao longo dos últimos 12 anos, o Portal Terceira Idade tem trabalhado para criar uma sociedade na qual envelhecer não vai ser mais um problema, mas, sim, uma razão para comemorar mais anos de vida, com dignidade e respeito!
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga
e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

O vídeo, parte da campanha do Portal #IdosoEuRespeito, mostra breve retrospectiva dos melhores momentos do Portal Terceira Idade nos últimos 12 anos

Não respeitar o idoso hoje é não respeitar a nós mesmos amanhã!”. Essa tem sido a frase que motiva o trabalho do Portal Terceira Idade ao longo de seus quase 12 anos de existência.

A data 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, é marcada, no Brasil, pela conquista do Estatuto do Idoso, documento que regulamenta os direitos da 3ª idade, garantindo, assim, o seu pleno exercício da cidadania.

O Brasil está ficando mais velho. Hoje, mais de 25 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.

Doze anos em defesa dos direitos do idoso

O Portal Terceira Idade atua junto a esta população desde 2006 para garantir seus direitos como cidadãos, abrindo espaço para sua inclusão social e digital.

Tentamos conscientizar cada vez mais toda a população – desde as crianças, jovens e adultos – sobre o respeito que o idoso merece. Com o apoio de vários profissionais, artistas e formadores de opinião, entre eles, Francisco Cuoco, Jô Soares e Glória Menezes, além de Google Políticas Públicas, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção SP), MPF (Ministério Público Federal), médicos, jornalistas, estudiosos do envelhecimento, entre outros.

Ao longo de 12 anos, realizamos dezenas de eventos, debates, shows e workshops, com o intuito de conscientizar toda a população que envelhecer com saúde e prazer é um direito de todos!

Uma sociedade na qual envelhecer não vai ser mais um problema

Sabemos que a medicina, em todas as suas áreas, tem evoluído muito e criado condições para o aumento da longevidade e a qualidade de vida de todas as pessoas, porém não podemos esquecer que ainda temos um caminho muito longo a trilhar para que estes benefícios estejam ao alcance de todas as camadas da população.

Quando falamos em direitos do idoso também temos consciência que ainda temos um grande trabalho a fazer para que isso se torne uma realidade plena no Brasil e no mundo. Mas temos certeza que trabalhando todos os dias, vamos conseguir juntos – o Portal e você – criar uma sociedade na qual envelhecer não vai ser mais um problema, mas, sim, uma razão para comemorar mais anos de vida, com dignidade e respeito!

Parabéns a todas as pessoas que continuam envelhecendo e buscando a vida todos os dias!

Para mostrar um pouco do nosso trabalho – realizado para os idosos, e com os idosos –, editamos um breve vídeo clipe com uma retrospectiva dos 12 anos do Portal Terceira Idade.

Assista ao vídeo acima. Adote a Campanha #IdosoEuRespeito (veja como participar em ‘mais sobre o assunto’, abaixo).


Dia Mundial do Idoso - Internacional
ONU celebra Dia Internacional das Pessoas Idosas Especial Dia Mundial do IdosoEspecial Dia Mundial do Idoso
Clique no player abaixo para ouvir o áudio...

De acordo com a ONU, ações discriminatórias limitam a atuação dos idosos em locais de trabalho, na área da saúde impactando, de forma negativa, o bem-estar desses cidadãos...
Clique no player acima para ouvir a reportagem completa

Vídeo/fotos/ilustrações: TV Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto na internet
G1 > Bem Estar > Notícias > Terceira idade no mundo
Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS
OMS expressou preocupação com discriminação contra pessoas mais velhas. Países com rendas mais altas têm mais discriminação, segundo pesquisa
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores >Dia Mundial do Idoso > Depoimento (vídeo disponível)
“O importante é a gente ter cada vez mais consciência de que idade não é um problema, idade é uma consequência”
A frase é do ator Francisco Cuoco, em entrevista exclusiva para os internautas do Portal Terceira Idade por ocasião do Dia Mundial do Idoso
Notícias > Anteriores > Campanha - #IdosoEuRespeito
Campanha #IdosoEuRespeito: o Portal conta com seu apoio!
Ao longo dos dez anos do Portal Terceira Idade, temos trabalhado com a inclusão social e digital, criando várias formas de combater a violência ao idoso. Colabore conosco para que possamos continuar com este trabalho
Notícias > Anteriores > Dia Mundial do Idoso - Homenagem
No dia 1º de Outubro, Glória Menezes homenageia a terceira idade
Para celebrar o Dia Mundial do Idoso, o Portal presenteia a “moçada” da 3ª idade do Brasil com uma mensagem muito carinhosa da atriz

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design