Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Odontologia...
Saúde e Equilíbrio > Odontologia
Paixão pelo seu sorriso

Coluna 28

 
Cuidados específicos para 3ª idade
 
Mau hálito pode afetar convívio social
Quem sofre de halitose, na maioria das vezes, não percebe e, se alguém da família ou amigo não o alertar, a situação desagradável se estenderá por muito tempo, o que certamente atrapalhará as suas relações interpessoais, podendo causar até mesmo depressão
Por: Paulo Zahr
Formado em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista e especialista em Implantes,
é fundador e presidente da Odontocompany (CRO 44.508)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunas

Ao contrário da crença popular, o mau hálito não vem do estômago – 95% das vezes, origina-se da garganta para frente

studos da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que quase 40% da população mundial sofre de halitose, conhecida popularmente como mau hálito. Apesar de não ser considerada doença, é um sinal ou sintoma de que existe alguma alteração no organismo.

“Com o crescimento anormal das populações de bactérias anaeróbicas em locais do trato digestivo e respiratório, aumenta-se, automaticamente, a quantidade de substâncias químicas e gasosas produzidas por elas no metabolismo. Em concentrações elevadas, estas substâncias alteram a qualidade do ar expirado (hálito), conferindo-lhe um odor desagradável, que às vezes chega a ser ofensivo”, comenta o doutor Gilberto Borges de Brito, chefe do Serviço de Esôfago/Estômago e Cirurgia Bariátrica do Hospital de Base-FUNFARME, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo e também professor adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

O mau hálito não vem do estômago

Ainda segundo o especialista, ao contrário da crença popular, o mau hálito não vem do estômago. Ele explica que de 90% a 95% das vezes origina-se da garganta para frente. “A doença do refluxo gastro-esofageano (o conteúdo gástrico do estômago volta para o esôfago e, às vezes, chega até a cavidade oro-faringeana, trazendo restos alimentares que nutrem as bactérias anaeróbicas ali presentes, favorecendo sua proliferação) tem contribuição indireta para a halitose. Somente cânceres avançados, ulcerados e necrosados no estômago, no esôfago e na faringe poderiam causar mau hálito severo”, complementa Brito.

Estresse e baixo consumo de água podem causar mau hálito

foto colunasEntre as causas mais frequentes do problema está a diminuição no fluxo salivar. O que acontece é que a saliva ajuda a eliminar as bactérias no intervalo entre as higienizações, porém, quando a sua quantidade é escassa, a boca fica seca e as bactérias responsáveis pelo odor ruim aumentam. Alguns dos motivos para isso acontecer são estresse, respiração pela boca e baixo consumo de água.

Além disso, o franqueado da OdontoCompany de Guarulhos-Taboão, em São Paulo, Daniel Henrique de Lima, e a responsável técnica da clínica, Tatiana Coelho Barreiro (foto), relatam que a má higienização bucal é outra responsável pela halitose. “A falta de cuidados com os dentes provoca doenças periodontais como a gengivite e que, em conjunto com a má higienização da língua, ocasiona a saburra lingual (também conhecida como biofilme lingual, ela se caracteriza por uma placa bacteriana de cor amarelada)”, afirmam.

Cárie aberta e extensa, feridas cirúrgicas e abscessos, diabetes descompensado, insuficiência renal crônica e até mesmo os primeiros sinais de doenças mentais e neurológicas também são causadores do mau hálito, assim como cirrose hepática, diverticulose intestinal, faringite e amigdalites, especialmente a caseosa.

Beber muita água ajuda a controlar a halitose

Embora se manifeste de forma desagradável e tenha mais de 60 causas distintas, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o mau hálito pode ser evitado ou controlado. Para fazer o diagnóstico correto, é preciso uma boa anamnese (entrevista do médico com o paciente) e um detalhado exame clínico. Fora isso, é fundamental determinar a causa do odor e, assim, introduzir o melhor tratamento.

“Alguns casos podem exigir a participação de especialistas de diferentes áreas, mas, sendo de origem local, a boa higienização da boca e da língua (escovação três vezes ao dia, uso de fio dental e raspador lingual), o controle da alimentação e a ingestão diária de dois a três litros de água já resolveria”, garantem os responsáveis pela OdontoCompany de Guarulhos-Taboão.

Modo de vida

Também é importante a manutenção da saúde geral, levar uma vida saudável, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, controlar o estresse e consumir alimentos saudáveis como frutas e verduras. Para prevenir a halitose, ainda se faz necessário manter as escovas dentais limpas e descontaminadas. Isso porque uma boca saudável e uma flora bucal equilibrada podem ser alteradas por contaminação e recontaminação de bactérias escondidas nas escovas.

E, para quem costuma ingerir alimentos que se aderem mais às papilas linguais, como alho, cebola, leite, queijos e molhos, a orientação é consumir um alimento adstringente em seguida. Alguns exemplos são laranja, maçã, pepino, gengibre, hortelã ou salsa.


  DICAS PARA PREVENIR O MAU CHEIRO BUCAL
 
Beber bastante água Isso ajuda a evitar o mau hálito, já que uma das principais causas para o problema é a boca seca.
Escovar sempre os dentes Apesar do mau hálito não significar necessariamente falta de higiene, a falta de escovação pode produzir bactérias e o mau cheiro irá aparecer. O uso do fio dental e a escovação na língua também são essenciais.
Cuidar da alimentação Alguns alimentos, como cebola, alho, brócolis e couve causam mau hálito, o que se resolve facilmente com uma boa escovação. Porém, certas dietas podem ser prejudiciais ao hálito, como cortar totalmente o carboidrato do cardápio.
Ficar atento aos sinais Quem acha que está com odor ruim na boca deve pedir a confirmação alguém da família ou a um amigo próximo. Muitas vezes, quem tem halitose não percebe e é necessário que terceiros apontem o problema.
Procurar um dentista Assim que identificar o mau hálito, é imprescindível procurar um dentista. Na maioria das vezes, o problema é facilmente resolvido e evita que o paciente passe por situações desconfortáveis.


Foto: Ivana Debértolis
Ilustrações: divulgação
Fonte: OdontoCompany
Serviço
OdontoCompany
Rede de clínicas odontológicas com mais de 200 franquias em todo o Brasil

Em seus 24 anos no mercado, a OdontoCompany atende todas as áreas da odontologia com os melhores profissionais, excelente infraestrutura, higiene e segurança
Ligação grátis 0800 (de fixo ou celular): 0800-0017000
http://www.odontocompany.com
Partmed Saúde e Medicina > Destaques> 3ª idade
Núcleo Melhor Idade
Acompanhamento com geriatras, e outras especialidades, além da formação de grupos de hipertensos, e diabéticos para conscientizar sobre hábitos mais saudáveis
Agende sua consulta: (17) 3305-8045
http://www.partmedsaude.com.br/
Mais sobre o assunto, na internet
Tua Saúde > Clínica Geral > Mau hálito (vídeo disponível)
4 passos para eliminar o mau hálito definitivamente
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Odontologia > Anteriores > Hálito bucal
Enxaguatórios bucais: só servem para dar bom hálito, ou auxiliam na saúde bucal?
Gengivite, placa bacteriana, mau hálito e cáries dentárias são apenas alguns dos problemas que os enxaguatórios ajudam a prevenir e eliminar

Apoio Cultural

OdontoCompany - Paixão pelo seu sorriso
OdontoCompany
Paixão pelo seu sorriso
Ligação grátis 0800
(de fixo ou celular):
0800-0017000

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design