Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar à coluna da semana...
Saúde e Equilíbrio > Medicina farmacêutica
Medicamentos manipulados
 

Coluna 3

A pele e seu envelhecimento
A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os outros órgãos, também está sujeita ao envelhecimento. Saiba o que causa este processo e como tratá-lo
Por: Drª Tatiani Tamborino Mazulis
Farmacêutica Bioquímica pela Faculdade Medicina ABC e Coordenadora de VR da Farmácia Nova Gerty – CRF-SP 60.514
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunaspele é o maior órgão do corpo humano, exercendo funções vitais, como a de proteção e regulação térmica. Como todos os órgãos do nosso corpo, ela também está sujeita ao envelhecimento.

O envelhecimento da pele é um processo biológico contínuo caracterizado por alterações celulares e teciduais com diminuição da capacidade de renovação das células. É variável de um indivíduo para outro, de órgão para órgão e o mesmo é influenciado por vários fatores.

Ele pode tanto ser acelerado quanto retardado, sendo que a radiação solar é um dos fatores mais agravantes para o seu aparecimento precoce. Para isso existem inúmeras formas de tratamento com a finalidade de eliminar ou amenizar alterações presentes no envelhecimento.

Mas, antes de falar sobre as formas de tratamento, vamos entender um pouco sobre como funciona a pele. Ela é constituída por três camadas:

foto colunasEpiderme:
É a camada mais extensa da pele constituída por células epiteliais. É composta basicamente de queratina. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.

Derme:
Responsável pela resistência e elasticidade da pele, é constituída por tecido conjuntivo – fibras colágenas e elásticas envoltas por substância fundamental –, além de vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Hipoderme:
É a porção mais profunda da pele. Seus constituintes envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias.

O envelhecimento cutâneo distingue-se entre intrínseco (cronológico) e extrínseco (fotoenvelhecimento). O envelhecimento cronológico é fornecido com o passar do tempo e influenciado pela combinação genética de cada indivíduo; já o fotoenvelhecimento é causado principalmente pela exposição crônica ao sol.

Consequências:

Consequências na epiderme:
Aumento da espessura da pele, diminuição do nível de hidratação e na capacidade de renovação das células, além de pigmentação irregular e falta de uniformidade na pele.

Consequências na derme:
Redução do número de fibroblastos e baixo nível de colágeno e elastina, o que leva a diminuição da capacidade de elasticidade.

Consequências na hipoderme:
Alterações nos adipócitos, dilatação dos vasos sanguíneos e linfáticos.

foto colunasPara atenuar esse processo indico a linha completa da BIOMARINE, que comercializa produtos importados e de fabricação própria. Seu mix abrange dermocosméticos inovadores e de alta tecnologia para o corpo, rosto, olhos, lábios, além de uma linha solar (protetores e bloqueadores, loção pós sol e autobronzeador com a exclusiva proteção DNA Cell). Os produtos da Biomarine trazem uma combinação de substâncias marinhas – principalmente o Caviar – com importantes propriedades cosméticas antissinais por serem ricas em nutrientes. Apresentam alto poder hidratante, renovador, remineralizante e nutritivo. Destaco alguns produtos como:

Linha facial

Limpeza – B-clean Thermal
Sabonete líquido em mousse cremosa, densa e acetinada que proporciona limpeza, hidratação eficiente e sensação de suavidade, além de manter o equilíbrio natural da pele. Sua fórmula é enriquecida com ativos ideais para a limpeza diária da pele; possui pH neutro e proporciona deliciosa sensação refrescante. Modo de usar: Aplicar uma pequena quantidade sobre a pele umedecida e massagear por 60 segundos. Enxaguar completamente.

Tonificação – Ocean Toner
Gel tônico suave para limpeza e condicionamento de todos os tipos de pele. Remove oleosidade e impurezas que ficam acumuladas ajudando a limpar profundamente os poros e a regular as trocas gasosas. Contém um complexo aquoso de biopolímeros e microelementos, com propriedades hidratantes, emolientes, tonificantes e restauradoras. Modo de usar: Saturar um algodão e aplicar na pele limpa e seca, com movimentos circulares.

Esfoliação

Crystal Exfoliant
O produto apresenta biopolímetros e microelementos extraídos de algas vermelhas e marrons que formam um filme acetinado com capacidade de condicionador da pele. Formam estruturas microreticulares que, quando absorvidas pelas proteínas da pele, auxiliam na absorção de sais minerais e oligoelementos necessários para o processo de revitalização da pele. Os óleos vegetais conferem emoliência e maciez para a pele.

Envelhecimento Cutâneo

Definitive UP 3
Definitive Up 3 Biomarine foi desenvolvido com ingredientes que ajudam na proteção e renovação natural da pele. Os lipossomas de oxigênio são ativos que auxiliam no transporte de oxigênio, fazendo com que as substâncias presentes cheguem às camadas mais profundas da pele. A oxigenação da pele evita a perda de proteínas da matriz celular o que consequentemente resulta numa pele mais jovial e com maior luminosidade e viço. O duplo frasco permite que em um só gesto duas fórmulas atuem no mesmo instante com tripla ação.
Creme: proteção e permeação gradativa
O creme é enriquecido com ingredientes ativos que porporcionam à pele uma intensa ação inovadora, deixando a pele mais viçosa e restabelecida.
Gel: aumento da luminosidade
O gel com potente concentração de Octapeptídeo, apresenta sua açõa imediata na pele "não invasiva".
Combinação perfeita:
A junção das duas fórmulas que permite associar em uma aplicação três ações exclusivas e complementares resultando em uma pele com maior luminosidade e viço.

Para saber mais informações e/ou tirar dúvidas, além de conhecer melhor os produtos da linha da BIOMARINE, entre em contato comigo, ou acesse os sites recomendados abaixo.

Até a próxima!

Nota: As informações sobre saúde apresentadas nesta coluna são fornecidas somente para fins informativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médico e paciente.

Fotos/ilustrações: divulgação
Fonte: Dossiê Científico Biomarine – Biotecnologia Marinha com um toque de Caviar
Mais sobre o assunto, na internet
Biomarine - Dermocosméticos
http://www.biomarinecosmobeauty.com.br/biomarine/
Medic Delivery - Entrega de medicamentos em domicílio
Produtos Biomarine

http://www.medicdelivery.com.br/catalogsearch/result/?q=biomarine
Farmácia Nova Gerty - NG Shopping
Produtos para cabelos, corpo e banho, dermocosméticos, maquiagem, perfumes, entre outros
http://www.ngshopping.com.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Geriatria
Deve-se optar por um geriatra ou um especialista? Existe terapia antienvelhecimento?
Essas e outras dúvidas são frequentes entre as pessoas idosas. Entenda um pouco o papel do médico geriatra e se é possível “não envelhecer”

Apoio Cultural

Farmácia Nova Gerty / Medic Delivery
Farmácia Nova Gerty
Medic Delivery

Entrega de medicamentos em domicílio
Televendas
Grande SP:
(11) 4233-3001
Demais regiões: 0800-885-5614

Outras Colunas

Coluna 7
Conheça um pouco sobre a Ginkgo biloba, utilizada na homeopatia e fitoterapia
Os extratos da planta ajudam a tratar e prevenir degeneração e envelhecimento precoce da pele e do organismo, enxaqueca e circulação arterial, fadiga mental e debilidade muscular
Coluna 6
Manchas, sardas, pintas...
Você sabia que o uso de perfumes e até respingos de limão durante a exposição ao Sol podem causar manchas na pele? Conheça os tipos de manchas e alguns produtos para proteção solar
Coluna 5
Mulheres também podem ficar carecas?
A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas pode, também, afetar as mulheres. A herança genética pode vir tanto do lado da mãe como do pai
Coluna 4
Osteoporose: o que é e como preveni-la
A mudança de estilo de vida é uma das primeiras recomendações para as pessoas com osteoporose, o que inclui a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável
Coluna 3
A pele e seu envelhecimento
A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os outros órgãos, também está sujeita ao envelhecimento. Saiba o que causa este processo e como tratá-lo
Coluna 2
Nutrientes necessários para uma nutrição completa e balanceada
A rotina agitada do dia a dia acaba levando a uma redução da ingestão de alguns nutrientes, comprometendo o organismo. O uso de suplementos nutricionais pode ajudar a manter uma vida saudável e com qualidade

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia