Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Espaço da Audição...
Saúde > Audição
A importância de ouvir bem

Perda Auditiva e Alzheimer

O que a perda auditiva tem a ver com o Alzheimer? Tudo!
Pesquisas confirmam que a privação sensorial causada pela perda auditiva tem impacto no declínio das funções cerebrais
Ariane Bonucci
Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia Clínica e Educacional, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo e Sócia Diretora do Espaço da Audição (CRFa. 2-13.816)
Fale com a Ariane BonucciFale com o colunista
Fale com a Ariane Bonucci
Perda Auditiva e Alzheimer

Esperar a dificuldade auditiva piorar para pensar em colocar aparelhos auditivos é ir minando aos poucos a própria independência

tualmente, menos de 10% das pessoas sabem que têm um problema auditivo e quais são as consequências da perda auditiva não tratada. Além disso, a perda auditiva já se tornou a segunda principal doença crônica no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

E daquelas que sabem que têm uma perda auditiva, é muito comum elas falarem que não precisam colocar aparelho auditivo, pois conseguem “se virar” muito bem no seu dia a dia e que a dificuldade auditiva não atrapalha na sua comunicação, já que não se importam de pedir para as pessoas repetirem de vez em quando. Às vezes, culpam até mesmo o outro por não articularem direito ou o próprio ambiente por estar ruidoso.

Ledo engano quem pensa dessa forma! Ter uma perda auditiva não tratada ou ignorada pode não parecer a maior dificuldade, mas pode ter um grande impacto a médio e longo prazo na saúde, na segurança e no emocional. Com o passar do tempo, elas podem até mesmo começar a se isolar e nem perceber.

Privação sensorial

A perda auditiva afeta não somente a nossa comunicação, mas pode causar prejuízos graves ao nosso cérebro que fica em privação sensorial. Várias pesquisas já confirmaram esse impacto que a perda auditiva tem no declínio das funções cerebrais.

Muitas pessoas podem permanecer, durante anos, com o mesmo grau de perda auditiva e, mesmo assim, sentirem que a dificuldade de compreender a fala está piorando. Isso se dá porque o cérebro está em privação e o seu processamento auditivo está em declínio. Pesquisas sugerem que pode haver, inclusive, uma diminuição da massa cinzenta nessa região.

Perda auditiva e Alzheimer

Tratar a perda auditiva pode facilitar a vida das pessoas que sofrem de demênciaNo fim de 2017, uma publicação da revista LANCET sugeriu que 65% da predisposição para a doença de Alzheimer viriam de fatores genéticos, chamados pelos autores de "não-modificáveis". Os outros 35% seriam fatores modificáveis, neles incluído com destaque a perda auditiva, como o de maior peso.

Dr. Rosa Sancho, chefe de pesquisa da Alzheimer's Research UK, disse: “A demência e a perda auditiva geralmente andam de mãos dadas. Tratar a perda auditiva pode facilitar a vida das pessoas que sofrem de demência.”

A doutora Carol Routledge, diretora de pesquisa da Alzheimer's Research UK, disse: “Como a perda auditiva é tão disseminada, ela pode ter mais impacto no número geral de casos de demência na população do que qualquer outro fator de risco conhecido.”

Assim, pode-se concluir que esperar a dificuldade auditiva piorar para pensar em colocar os aparelhos auditivos é ir minando aos poucos a própria independência.

Melhora significativa

Um projeto, na Inglaterra, com o foco na doença de Alzheimer, chamado PROTECT, divulgou recentemente os primeiros resultados mostrando que, em apenas 2 anos após o início do estudo, as pessoas que usavam os aparelhos auditivos apresentaram uma melhora significativa nos testes cognitivos em comparação com os deficientes auditivos que não aderiram à reabilitação auditiva.

Por isso, caso apresente algum sinal de dificuldade auditiva, agende uma avaliação o quanto antes para receber todas as orientações e tratamento adequado. Até a próxima coluna!



Fotos/ilustrações: divulgação
Apoio Cultural
Espaço da Audição Espaço da Audição
 Seleção e adaptação de aparelhos auditivos, treinamento para desenvolvimento das habilidades auditivas, avaliação e terapia do processamento auditivo central
www.espacodaaudicao.com.br
Mais sobre o assunto na internet
Veja > Saúde> Surdez e demência
Estudo relaciona surdez e demência em idosos
A cada 10 decibéis perdidos de audição, risco de demência cresce 27%
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Saúde - Audição Entrevista
Quando a gente começa a trocar “faca” por “vaca”...
As pessoas demoram até 7 anos para procurar tratamento quando percebem que estão com algum problema auditivo. A afirmação é da fonoaudióloga Ariane Bonucci, diretora do Espaço da Audição, nova parceira do Portal Terceira Idade
Notícias > Alzheimer - Canal de dúvidas
Você tem alguém na família acometido por Alzheimer e tem dúvidas sobre como lidar com a doença?
A gerontóloga Eva Bettine ajuda a esclarecer dúvidas dos familiares sobre como detectar os primeiros sintomas, tratamentos, quando é o momento para consultar um geriatra, entre outras
Especial: Assista ao vídeo “O que é a doença de Alzheimer?” no final da matéria

Apoio Cultural

Espaço da Audição
Espaço da Audição
Aparelhos auditivos
Agende sua avaliação auditiva

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design