Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
05/08/12: Oftalmologia
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos
No Dia dos Avós, médicos recomendam que pessoas com mais de 50 anos realizem o teste da Tela de Amsler, além de consultar anualmente o oftalmologista ou retinólogo
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunaso dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. Antes vistos como idosos frágeis, hoje os avós possuem um novo perfil, que busca a longevidade e valoriza sua independência. Nesse sentido, saber como envelhecer de forma saudável é essencial para manter a qualidade de vida. Entre as doenças que impactarão cada vez mais a população idosa está a degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI.

A doença não é tão conhecida pela população como o glaucoma ou a catarata, mas atualmente é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). A DMRI afeta a visão central, levando à perda incapacitante da visão em pouco tempo, se não tratada de forma precoce. O único fator de risco comprovado até o momento é o envelhecimento.

No estágio avançado, a DMRI pode limitar significativamente a autonomia do idoso, comprometendo atividades cotidianas, como ler, assistir televisão, cozinhar, caminhar e até mesmo distinguir rostos. Entre os sintomas iniciais estão visão com linhas onduladas, borramento visual e distorção de objetos.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento dessa e outras doenças que afetam a visão dos idosos. Por isso, os médicos recomendam que as pessoas acima de 50 anos consultem anualmente um oftalmologista ou retinólogo, médico especialista em retina. “A DMRI é uma doença silenciosa, pois nem sempre o paciente identifica os sintomas no início, uma vez que o prejuízo de um olho pode ser compensado pelo outro. Nesse sentido, as consultas anuais ao médico e o teste da Tela de Amsler são fundamentais”, esclarece o médico André Vieira Gomes, oftalmologista e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Existem duas formas da DMRI, a forma mais frequente, chamada de seca, e a forma mais grave que acomete 15 a 20% dos casos, chamada de exsudativa ou hemorrágica. Apesar de não existir cura para a DMRI, para a forma hemorrágica os pacientes brasileiros podem contar com tratamento eficaz e seguro, chamado de terapia antiangiogênica. “A terapia antiangiogênica deve ser aplicada no interior do olho. Para cada grupo de 100 indivíduos que começam o tratamento, em torno de 90% conseguem estabilizar a visão e cerca de 35% desses pacientes conseguem ter algum ganho de visão”, afirma o médico André Vieira Gomes.

Teste da Tela de Amsler

Uma das formas para identificar alterações na retina e os primeiros sintomas das doenças da visão, como a DMRI é a Tela de Amsler. O teste, que pode ser realizado em casa, deve ser feito periodicamente por pessoas com mais de 50 anos. O teste está disponível na figura acima.

Fonte: SBRV - Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo / Novartis / In Press
Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
SBRV - Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo
http://www.sbrv.com.br/
Novartis Brasil
Produtos para cuidados com a saúde

http://www.novartis.com.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Oftalmologia
A maioria das doenças dos olhos é “silenciosa”
No começo, a pessoa se queixa de ter dificuldade em focar objetos e acredita que o problema logo irá desaparecer. Adiar a visita a um oftalmologista pode tornar mais difícil o tratamento
Saúde e Equilíbrio > Oftalmologia
Visite seu oftalmologista periodicamente, principalmente se você já passou dos 40 anos
Os olhos têm uma vida útil de aproximadamente 40 anos, quando começam a mostrar sinais de cansaço. Com a idade, podem surgir outras patologias, em geral assintomáticas

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia