Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Anteriores 15/07/06: Alimentação
Cozinha: dicas e conselhos úteis
Por: Ivonete Pacheco da Silva
Consultora de Qualidade em Alimentação
Fale com o colunista
foto colunasheiro de brócolis pela casa toda? Difícil retirar a casca dos ovos? A maçã escureceu depois de descascada? O arroz queimou e grudou no fundo da panela? Veja abaixo algumas boas dicas para você não se atrapalhar na cozinha e, quem sabe, talvez até ser chamada(o) de “mestre-cuca” pela família:

Para evitar que o cheiro do brócolis, da couve flor e dos nabos que estão sendo cozidos se espalhe por toda a casa, ponha sobre a tampa da panela um chumaço de algodão embebido em vinagre.

Se você quiser que a couve flor fique bem clarinha, quando levá-la ao fogo para cozinhar, junte à água ½ xícara de leite.

As colheres de pau devem ser lavadas com uma solução de água e vinagre.

Para retirar a casca de ovos cozidos com maior facilidade, ponha-os em água fria logo após terem sido cozidos.

Não se deve cozinhar demais as verduras porque perdem grande parte do seu valor alimentício.

Os sucos de verduras devem ser preparados no momento de serem servidos.

Para incrementar o mate gelado do verão, junte pedaços de casca de maçã. O sabor vira um show.

A maçã escurece depois de descascada, certo? Para isso não acontecer, deixe as maçãs de molho numa tigela com água salgada.

Quer descascar as frutinhas com mais facilidade? Corte-as ao meio, retire as sementes e coloque-as numa panela. Despeje água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois é só puxar a casca com uma faca.

Coloque uma maçã na gaveta de toalhas e panos de cozinha. Vai deixar tudo perfumado.

Quando retirar gelo de uma forma para colocar num balde ou qualquer outro recipiente, não molhe as pedras com água. Assim você evita que grudem umas nas outras e virem um bloco de gêlo.

Nunca compre cebola com brotos verdes. Eles indicam que uma ou mais camadas já começaram a estragar.

Na hora de fritar bistecas de porco ou boi, faça sempre um corte no lado da gordura para que a bisteca fique inteira e não enrole.

Ao cozinhar massa de lasanha, você deve colocar quatro a cinco tiras de cada vez em água fervente com um pouco de óleo. Quando estiver “al dente”, coloque-as numa assadeira com água fria, enquanto o resto da massa vai cozinhar.

Para retirar a casca do pimentão, coloque-o diretamente na chama do fogão até a casca ficar queimada. Vire de vez em quando. Retire do fogo, com uma faca, raspe a casca em água corrente.

Não use bicarbonato de sódio no cozimento de verduras e legumes para manter a cor. Ele destrói vitaminas e altera o sabor. Em vez disso, use uma pitada de açúcar.

Para evitar que um bolo simples sem cobertura grude na travessa em que vai ser servido, polvilhe a travessa com açúcar de confeiteiro antes de colocá-lo.

Se o arroz tiver queimado e grudou um pouco no fundo da panela, não se preocupe com o sabor. Basta colocar uma fatia de pão e deixar por alguns minutos.Depois é só servir.

Ao cozinhar batatas, acrescente uma colher de chá de vinagre ou suco de limão a água da panela. Isso fará com que as batatas fiquem branquinhas

Só coloque sal no omelete imediatamente antes de fritá-lo. Se o sal for colocado antes, os ovos ficam amolecidos e o omelete não ficará no ponto certo.

Acrescente um pouco de vinho quando estiver cozinhando qualquer alimento em fogo brando. O álcool do vinho se evapora, mas o seu sabor permanece, dando um tempero especial aos cozidos. E mais, o ácido do vinho serve para amaciar as carnes.

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia