Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Dr. Crédito PB
Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Da saúde física à financeira: como se cuidar?
Durante a pandemia de Covid-19, pudemos observar na prática o valor de manter uma boa saúde, tanto física quanto mental. Mas não foi só isso. Também pudemos ver como a saúde financeira é importante, principalmente em momentos de crise. E você, tem cuidado da sua saúde?
Fale com o colunista Redação do Portal Terceira Idade
Fonte: PB Consignado
Saúde física... Saúde financeira... Como se cuidar?

Com um pouco de planejamento, organização e esforço, é possível melhorar sua saúde física e financeira, tornando a vida mais tranquila e feliz

Saúde física e uma boa condição financeira são alguns dos pilares que sustentam o que é conhecido como envelhecimento sustentável. Em comum, está o fato de que ambos estão ligados, de alguma forma, à prevenção.

A idade mais avançada traz com ela a diminuição das aptidões físicas, alteração nas capacidades funcionais, aumento de peso e de incidência de doenças. Diante de tudo isso, é comprovado que a prática de atividades físicas e uma boa alimentação possuem um papel importante na qualidade de vida do idoso, contribuindo para sua saúde, bem-estar e aumento na expectativa de vida.

Da mesma forma, a saúde financeira também pode sofrer um impacto com o passar dos anos. Há uma menor atividade produtiva, os gastos aumentam e a renda nem sempre é suficiente, não é mesmo? Tudo isso ficou bastante evidente durante este período de pandemia, em que a crise sanitária foi acompanhada de um grande impacto econômico para milhões de pessoas, que tiveram negócios fechados ou ficaram sem renda.

Felizmente, existem formas de se preparar melhor para estes momentos. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste post, dando algumas dicas para você chegar lá. Com um pouco de planejamento, organização e esforço, é possível melhorar sua saúde física e financeira, tornando a vida mais tranquila e feliz.

A importância do exercício físico para a terceira idade

A importância do exercício físico para a terceira idadeA prática regular de exercícios físicos pode contribuir muito para a saúde do idoso. Além de fortalecer os ossos e a musculatura, ajudando a caminhar melhor e evitar quedas, praticar uma atividade ajuda a prevenir doenças como a osteoporose, depressão e diabetes. Outro benefício importante é a sensação de bem-estar e a socialização promovida pelo exercício, seja na rua ou em uma academia.

Algumas atividades que você pode começar hoje mesmo:

Caminhadas leves
Dança de salão
Hidroginástica  
Natação
Musculação
Pilates1

Se você não pode sair de casa, seja por alguma limitação física ou mesmo por motivos maiores, como é o caso do distanciamento social durante a pandemia, pode procurar um personal trainer2. Existem profissionais especializados em exercícios e atividades para a terceira idade. Alguns deles, inclusive, têm canais no Youtube especialmente dedicados a este assunto. Vale a pena conferir!

Mas, lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física, é muito importante conversar com seu geriatra ou cardiologista e seguir as orientações de um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Assim, você obtém o máximo de benefícios e evita transformar sua atividade em algo que pode acabar sendo prejudicial.

Sempre é tempo de organizar as contas e se planejar

Sempre é tempo de organizar as contas e se planejar Para um envelhecimento saudável, a questão financeira é tão importante quanto a física. Isso porque, conforme os anos passam, a tendência é que os idosos assumam mais dívidas e gastos, ao mesmo tempo em que sofrem uma perda substancial na renda.

Isto resulta em um crescente endividamento desta parcela da população, conforme mostram dados do SPC Brasil. Entre as razões estão o aumento dos custos com remédios e planos de saúde, além da perda do valor real do benefício com o passar dos anos.

Uma maneira de melhorar sua saúde financeira (ainda dá tempo!) é fazendo um bom planejamento. Você pode começar elencando todos os seus gastos mensais, e então verificar se eles são condizentes com a sua renda. Se eles forem maiores, o próximo passo é descobrir onde é possível economizar. Uma alternativa é trocar dívidas com juros caros, como as parcelas do cartão de crédito, por uma mais barata, como é o caso do empréstimo consignado.

O empréstimo consignado, com desconto automático em folha, possui as taxas de juros mais baratas do mercado. O que significa que você pode usá-lo para pagar uma dívida que tem juros caros, trocando-a por uma menor (além de ter até 84 meses para pagar!).

Mas, se você está usando seu dinheiro dentro dos limites e ainda consegue guardar um pouquinho, talvez seja hora de pensar em investir. Foi-se o tempo em que esta palavra significava uma grande aposta, sujeita a perder tudo. Existem alguns investimentos muito seguros no mercado, como o Tesouro Selic ou fundos de investimentos de perfil mais conservador, por exemplo, que podem fazer toda a diferença no seu futuro.

Sempre é tempo de começar a cuidar da saúde, tanto física quanto financeira. Afinal, a expectativa de vida dos idosos está cada vez maior, e você ainda tem muito o que viver e aproveitar!

No Paraná Banco, você conta com um grande parceiro para organizar sua vida financeira e aproveitar sua aposentadoria sem preocupações. Visite o site para saber mais!


Fotos/créditos: FreePik - www.freepik.com (People photo created by kues1; People photo created by yanalya; Laptop photo created by gpointstudio)
Apoio de conteúdo: PB Consignado

1 Pilates: Reeducação do movimento, concentração e respiração, capaz de aumentar a flexibilidade e. força muscular, melhorando a postura, promovendo bem-estar e prevenindo lesões

2 Personal trainer: O principal papel deste profissional é aconselhar, motivar e ensinar as melhores práticas para que as pessoas atinjam os resultados pretendidos. Ele deve analisar cuidadosamente o seu estilo de vida, avaliar o tipo de dieta que você faz, com qual frequência você se exercita, bem como o nível dos exercícios que melhoraram a forma física que você espera alcançar
Empresa Amiga da 3ª Idade
PB Consignado - Simule sem compromisso
Mais sobre o assunto na internet
SPC Brasil > Índices Econômicos > Inadimplência na terceira idade
Número de idosos inadimplentes cresce acima da média, mostra SPC Brasil
Em agosto, o número de consumidores entre 65 e 94 anos com dívidas em atraso aumentou 8,56%, enquanto a média nacional foi de 4,86%. Estimativa é de 4,3 milhões de idosos inadimplentes
PB Blog > Artigos > Aposentadoria
Me aposentei e agora? O que fazer na aposentadoria?
O término da carreira abre as portas para um novo mundo de oportunidades. Você vai ver: dá para manter o ritmo e até ficar mais ocupado depois da aposentadoria!
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Qual é o segredo para envelhecer bem?
Ao longo das últimas décadas, o brasileiro tem vivido cada vez mais. E não é só isso: tem vivido cada vez melhor. O aumento na expectativa de vida faz deste tempo a mais algo valioso, que pode e deve ser aproveitado. A pergunta é: como fazer para envelhecer bem e curtir estes anos a mais?


Apoio Cultural
Nutren Senior - Nutrição reforçada para pessoas 50+
PB Consignado
Empréstimo Consignado sem sair de casa
Blog
PB Blog
PB Blog
Artigos sobre educação financeira, aposentadoria, benefício do INSS, entre outros
Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube