Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Dr. Crédito PB
Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Como fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa
Com a pandemia de coronavírus e a adoção do distanciamento social como forma de contenção do contágio, a prova de vida do INSS precisou passar por algumas mudanças em 2020. A principal delas é poder realizar o procedimento pela internet, usando apenas o celular. Gostou? Então continue lendo para saber como funciona!
Fale com o colunista Redação do Portal Terceira Idade
Fonte: PB Consignado
Fazendo a prova de vida do INSS sem sair de casa

Rápida e segura, a prova de vida do INSS pode ser feita pela internet, usando seu celular

Como é difícil esse negócio de distanciamento social, não é? Ficar sem poder visitar os amigos, a família, ir para a academia ou simplesmente dar um passeio no shopping. Ainda bem que é possível resolver muitas dessas coisas pelo celular. Ufa! Já pensou o que seria dessa pandemia sem as conversas nos grupos, as fotos dos netos chegando por mensagem ou as compras on-line?

Pois é, o celular facilitou muito a vida da gente. E agora você vai saber como ele pode ajudar ainda mais! Se você é aposentado ou pensionista do INSS, em breve poderá fazer a prova de vida pela internet usando somente a câmera do seu aparelho, onde quer que você esteja. E para não ficar nenhuma dúvida sobre como realizar este procedimento, preparamos um guia super completo para você. Tudo pronto para começar?

O que é prova de vida?

Se você é segurado do INSS e recebe seu benefício em conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético, já deve conhecer bem a prova de vida. Todo ano, no mês do seu aniversário, é preciso sair de casa, comparecer à agência bancária, enfrentar filas, apresentar documentos… Tudo para provar que você está vivo e evitar ter seu pagamento bloqueado ou suspenso.

A boa notícia é que, com as mudanças feitas neste procedimento, ele se tornará muito mais simples e seguro, tanto para você quanto para o Estado, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

O que mudou na prova de vida do INSS?

Usando a câmera do aparelho, o aplicativo reconhece a face do segurado por biometriaComo acabamos de dizer, antes da pandemia, era necessário comparecer a uma agência bancária presencialmente para fazer a prova de vida. Entretanto, desde março, esta exigência está suspensa devido à pandemia de Covid-19. O motivo, como você deve imaginar, é preservar a integridade e o distanciamento social justamente entre a faixa etária mais vulnerável ao vírus.

Por isso, o INSS desenvolveu uma forma de realizar a prova de vida usando apenas a internet e o celular, sem a necessidade de sair de casa. Usando a câmera do aparelho, o aplicativo reconhece a face do segurado por biometria, e confirma os dados utilizando a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como fazer a prova de vida pela internet?

A prova de vida digital consiste basicamente nas etapas de biometria facial e checagem dos dados pessoais. Se você já tirou uma selfie (a gente sabe que já!), então não vai ter dificuldades com a biometria. Basta apontar a câmera para o rosto para fazer o reconhecimento e validação facial. Ou seja: provar que você é mesmo quem diz ser. Depois, basta fornecer o número do título de eleitor ou carteira nacional de habilitação para que o sistema realize o cruzamento dos dados, com base nos cadastros do Denatran e TSE.

O que você vai precisar:

Você vai precisar de alguns dados e documentos pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF- Conexão à internet;
- Aparelho celular com câmera;
- Cadastro único no Gov.Br;
- Aplicativos Meu INSS e Meu Gov.Br.

O Gov.Br é uma plataforma digital que centraliza diversos serviços e informações relativos ao Governo e aos cidadãos. Com apenas um login e senha, é possível baixar, no seu celular, título de eleitor, carteira nacional de habilitação, CPF, e muito mais.

O Meu INSS pode ser acessado pela internet do seu computador, no site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo para smartphones. Além da prova de vida on-line, é possível realizar mais de 90 serviços pela plataforma. Para isso, basta realizar um cadastro no próprio site ou no aplicativo. Você vai precisar de alguns dados e documentos pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF.

Quem precisa fazer?

O projeto-piloto da prova de vida pela internet está em funcionamento desde 20 de agosto, contando com a participação de cerca de 500 mil beneficiários em todo o país. Por enquanto, somente as pessoas convocadas para participar precisam fazer a prova de vida. Por isso, se você não participou do teste, não precisa se preocupar: a comprovação e os prazos estão suspensos devido à pandemia.

Fazer a prova de vida on-line é seguro?

Fazer a prova de vida on-line é mais seguro do que fazer de forma presencialSim, inclusive é mais seguro do que fazer de forma presencial. Isso porque os aplicativos utilizados no processo e toda a base de dados consultada pertencem ao Governo, sendo oficiais e usados por uma grande parte dos órgãos públicos.

Além disso, o uso de inteligência artificial e biometria facial tornam possível identificar com mais segurança os detalhes, inclusive entre familiares e pessoas parecidas, fazendo com que seja ainda mais difícil alguém tentar se passar por você e fraudar o benefício.

Como você pode perceber, esta forma de realização de uma das exigências da Previdência Social significa um grande passo para agilizar o seu dia a dia e, principalmente no momento pelo qual estamos passando, preservar a saúde de quem é mais vulnerável.

Segurança, agilidade, conveniência e modernidade. Com a prova de vida on-line do INSS, você ganha uma ferramenta a mais para economizar tempo e usá-lo da melhor maneira: aproveitando a sua aposentadoria!

Para aproveitar ainda mais a sua aposentadoria, conte com o empréstimo consignado do Paraná Banco. É a menor taxa do mercado, com prazos de pagamento que cabem no seu bolso. Acesse o site do PB Consignado e descubra como aproveitar todos os benefícios!


Foto: Getty Images
Apoio no conteúdo: PB Consignado

Empresa Amiga da 3ª Idade
PB Consignado - Simule sem compromisso
Mais sobre o assunto na internet
Gov.Br - Governo do Brasil
Plataforma digital que centraliza diversos serviços e informações relativos ao Governo e aos cidadãos
Com apenas um login e senha, é possível baixar, no seu celular, título de eleitor, carteira nacional de habilitação, CPF, entre outros
Meu INSS
Prova de vida on-line e mais de 90 serviços pela plataforma
Realizar seu cadastro no próprio site ou no aplicativo
PB Consignado > PB Blog
Saiba como usar o Meu INSS e facilite sua vida
Descubra como funciona o Meu INSS e como você pode usá-lo para trazer mais agilidade, conveniência e comodidade ao seu dia a dia
PB Consignado
Empréstimo Consignado sem sair de casa
Dinheiro rápido na conta, segurança e juros baixos
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Direitos - Dúvidas dos internautas
Seus direitos: perguntas mais frequentes
Centenas de internautas enviam, diariamente, suas perguntas para o Portal Terceira Idade. Confira alguns artigos publicados por nossos advogados que podem ajudar você a tirar as suas dúvidas


Apoio Cultural
Nutren Senior - Nutrição reforçada para pessoas 50+
PB Consignado
Empréstimo Consignado sem sair de casa
Blog
PB Blog
PB Blog
Artigos sobre educação financeira, aposentadoria, benefício do INSS, entre outros
Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube