Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Anteriores 01/05/09: Reflexão
Um sonho esquisito...
Alguns artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos me fazem lembrar de um texto que a professora de minha filha entregou a ela
Por: Mônica de Ávila Todaro
Doutora em Educação, Mestre em Gerontologia pela UNICAMP e Docente da UNINOVE
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasno novo, vida nova! Essa máxima permeia o comportamento de muita gente na virada do ano. Alguns fazem promessas como: parar de fumar, praticar atividades físicas, alimentar-se de maneira saudável, etc.

Em relação aos idosos, quais poderiam ser nossas intenções em 2009? Considerando os 60 anos de existência da Declaração Universal de Direitos Humanos, comemorados em Dezembro de 2008, lembro que:

- Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie.
- Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa.

Tais artigos me fazem lembrar de um texto que a professora de minha filha entregou a ela e que reproduzo abaixo, mesmo sem saber quem foi o autor (ou a autora).
 

“Um sonho esquisito”

Dona Vida era uma velhinha muito triste. Ela vivia num apartamento com seus familiares. Não era um apartamento grande e seus moradores viviam se esbarrando. A única que não se esbarrava em ninguém era a dona Vida, já que era esquecida em seu quartinho.

Todos os dias ficava horas na varanda de seu quartinho a olhar para o céu. De vez em quando a solidão a visitava e Vida resolvia ir devagar até o quarto de seus netinhos. Sua imaginação voava e ela se via contando histórias para eles, assim como seus pais faziam para ela. Mas... Que decepção! Chegava e via os seus netinhos na frente de um aparelhinho chamado videogame. Não entendia como conseguiam ficar tanto tempo olhando para uma telinha. Tentava falar e ouvia:

- Calma aí vó! Dá um tempo!

Desanimada, Vida voltava ao seu quarto e novamente ia olhar para o céu, seu companheiro constante. Certo dia, o imprevisível aconteceu. Uma estrela brilhante chamou sua atenção. Era um brilho especial, diferente. Foi quando ouviu uma voz:

- O meu brilho será seu brilho! Faça seu pedido.
- Ai, meu Deus! Caduquei de vez! Que voz é essa?
- Não, não pense assim! – disse a estrela. Se você pensar assim, quem irá caducar serão seus sonhos.
- Sonhos? Que sonhos? Acho que não sei mais o que é isso.

A estrelinha inconformada com a frase da dona Vida disse:

- Ora! Não diga uma besteira dessa. Faça um pedido e vou lhe mostrar que está errada, que ainda sonha e que é possível realizar seu sonho.

Vida pensou, pensou, pensou e arriscou:

- Dona estrela quero me transformar em videogame.

A estrela quase despencou do céu.

- O que? Por que quer ser um videogame?
- Sabe o que é, dona estrela, se eu fosse um videogame, com certeza não ficaria esquecida num canto como eu fico. Estaria sempre perto dos meus netinhos, teria atenção o tempo todo, eles me entenderiam melhor, não viveriam sem mim. Estaria ensinando-lhes muitas coisas com alegria e agilidade. Videogame é colorido, dá vida às coisas. Já que não querem ouvir minhas histórias, resolvi fazer esse pedido. Quero ser um videogame e espero que você me atenda.

A estrela estava perplexa. Nunca atendera um pedido assim. Resolveu convocar uma reunião extra com as estrelas brilhantes, também chamadas estrelas-fada, por realizarem os desejos das pessoas. Enquanto isso a vovó aguardava distraída, esperando que seu desejo se realizasse, e ouviu algo.

- Ei, você não pode pedir isso!
- Quem será desta vez? Quem está falando comigo?
- Sou eu, o pião que está guardado no fundo do baú.

Vovó se dirigiu ao baú, pegando o pião em suas mãos.

- Por que disse aquilo?
- Um dia já pensei como você. Também ficava jogado pelos cantos, me achando um verdadeiro lixo. Não tinha nem força para rodopiar. Fiquei com vontade de ir até o marceneiro e pedir que me serrasse em pedacinhos. Não agüentava mais viver assim. Até que um dia percebi o meu verdadeiro valor, e vi que mesmo sendo antigo, velho, ainda tinha o poder de encantar olhinhos infantis. Eu faço parte de um passado e ninguém pode viver sem ele. Eu sou a história. Eu sou a identidade do presente, assim como você. Vamos Vida, não desanime. Mostre que você é importante pelo que é e que velhice não significa morrer para a vida.

A cooperação na família constitui o tipo mais importante de cooperação social e se manifesta no apoio emocional do nascimento até a morte. O respeito aos idosos e a convivência intergeracional baseada em princípios éticos deveriam fazer parte dos desejos e promessas para o ano vindouro, não acham? Eu sonho com um dia em que o envelhecimento seja encarado como um direito humano fundamental e que a troca de experiências entre pessoas de diferentes idades seja exitosa. Escrevam-me e contem qual o sonho de vocês. Estou curiosa!

Feliz sonho novo a TODOS! Viva 2009!

Foto: divulgação

Mais sobre o assunto, na internet
ONU > Nações Unidas no Brasil
Declaração Universal dos Direitos Humanos

http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php
UOL > Ciência Hoje > Astronomia > Estrelas cadentes
Estrelas não caem! Entenda o que são os meteoros e como eles se desintegram ao entrar na atmosfera
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/967
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Conheça os 118 artigos do Estatuto do Idoso, além de outras colunas sobre direitos da 3a idade
Direitos da 3a Idade

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia